Cidades

Feminicídio: vítima denunciou violência doméstica à Justiça

Luciana de Melo Ferreira denunciou um homem, morador de Ceilândia, por violência doméstica. Medida protetiva foi revogada no começo de dezembro

Alan Rios, Adriana Bernardes
postado em 23/12/2019 19:57
Luciana de Melo tinha medida protetiva contra um homem de CeilândiaLuciana de Melo Ferreira, 49 anos, assassinada no apartamento em que vivia, no Sudoeste, denunciou um morador de Ceilândia por violência doméstica em outubro deste ano. A audiência de custódia foi realizada no dia 21. A Justiça decidiu que o agressor responderia ao processo em liberdade mediante algumas condições: pagamento de R$ 2 mil de fiança, uso de tornozeleira eletrônica e manter distância mínima de 500 metros do apartamento dela e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde ela trabalhava.

Se este caso for comunicado como feminicídio, será o 33; no DF este ano. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a suspeita de feminicídio existe "por conta das circunstâncias em que o corpo foi encontrado, com as perfurações no peito, de acordo com os policiais da área".

O homem que Luciana denunciou também se comprometeu, na audiência de custódia, a não fazer qualquer contato, inclusive por meio da internet. Ele deveria ficar com a tornozeleira por um período inicial de 90 dias, prazo que venceria em 21 de janeiro de 2020.

Medidas protetivas revogadas

Porém, em 4 de dezembro, a Justiça analisou um pedido de revogação das medidas protetivas e da monitoração eletrônica "formulado pelo investigado e pela vítima". Segundo consta no processo, o Ministério Público do DF e Territórios manifestou-se favoravelmente aos pedidos. "Considerando não mais se encontrar a ofendida em situação de risco, bem como diante da manifestação ministerial retro, REVOGO as medidas protetivas de urgência anteriormente deferidas em favor de Luciana de Melo Ferreira, assim como a monitoração eletrônica imposta ao investigado".

Uma fonte que pediu para ter o nome preservado relatou que as brigas entre o casal eram constantes. "A gente ouvia as brigas. Ele batia num dia e mandava flores no outro", resumiu.

Uma vizinha da vítima contou que a mulher havia sido alvo de outro caso de violência neste ano. "O ex dela veio aqui uma vez e chegou a quebrar a porta de vidro do prédio, irritado porque ela não quis abrir para ele", lembra.


Luciana foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (23/12) pela filha dela. A jovem ligou para a Polícia Militar pedindo ajuda. A perícia está no local colhendo provas do assassinato que levem à identificação e condenação do autor.

O Correio optou por não divulgar o nome do homem denunciado por Luciana em outubro, pois não havia, até a mais recente atualização desta matéria, informações sobre a autoria do crime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação