Cidades

Animado para a ceia de Natal? Confira duas playlists para embalar a festa

Para muitas famílias, a trilha sonora está entre os itens essenciais da noite de hoje e é tão importante quanto a ceia e a troca de presentes. Se você concorda, o Correio lhe ajuda na missão de embalar a festa (Não se preocupe. Vamos muito além do 'Então é Natal'...)

Ronayre Nunes
Thiago Cotrim*
Lis Cappi*
postado em 24/12/2019 06:00 / atualizado em 14/10/2020 12:26
Na casa dos Herculanos, a preparação se inicia de manhãAs comidas saborosas, a expectativa dos presentes, o reencontro com os familiares, as discussões por política ou futebol: sim, as festividades de Natal chegaram. As características que fazem da época uma data tão especial, no entanto, seriam completamente diferentes sem um bom e sólido embalo musical.

As canções que ditam o ritmo da noite de confraternização de uma forma mais leve e descontraída são vistas por muitos como itens essenciais na programação. É o caso da família Herculano, que não dispensa ter música ao se reunir na noite de Natal.

Leonardo Herculano, 25 anos, conta que as preparações começam de manhã. “Nos reunimos na casa da minha vó há 30 anos. A noite começa com músicas natalinas de época. Depois, colocamos músicas eletrônica e até sertanejo. Acho interessante porque, desta forma, as crianças da nova geração acabam se identificando mais”, conta. 

Ele trabalha com consultorias tributárias na cidade de São Paulo há quatro meses, mas sempre viaja para a casa da avó, na QNN 19 de Ceilândia Norte, durante as festividades. “Apesar das diferenças e da distância de algumas pessoas da família, essa data não só une como também aumenta o sentimento de pertencimento.”

No lar dos Oliveiras, a parte sonora também é prioridade. O técnico em contabilidade Antônio de Oliveira, 53, conhecido como um dos tios da família, é quem comanda a seleção no jantar de véspera do feriado. Ele tem preferência por canções mais tranquilas e que remetem a esta época. “Happy Christmas, do John Lennon, e Então é Natal, da Simone, estão sempre na lista. Às vezes, a gente coloca alguma do padre Fábio de Melo. Há alguns anos, um grupo de pagode gravou músicas natalinas, e eu coloquei também, para não ficar na mesmice e não sair do clima”, relata.

Segundo Antônio, na reunião de família, que conta geralmente com 15 pessoas, as músicas fazem parte da festa como se fossem a ceia. A tradição começou há mais de 10 anos, quando a matriarca, Maria, ainda estava presente nas comemorações. “Quando minha mãe estava viva, a gente colocava muita MPB, e ela sempre pedia músicas alegres”, lembra.

Na pegada mais instrumental, as tardes de Natal do dia 25 na casa de Fábia Paixão, 52, costumam misturar o jazz de artistas como Glenn Miller, em discos de vinil, com música popular brasileira, na própria televisão. A professora de educação infantil destaca que, com a ajuda do som, o momento se torna mais leve e descontraído para a família. “Eu acho que sempre alegra. Fica uma escolha livre, e aí quem está com vontade de colocar alguma música, vai colocando o que quer. O pessoal fica dançando, brincando. Toma sol, ouve música, é bem legal”, conta.

Para dar play em casa

Ficou animado com as histórias de famílias e quer levar um pouco do “agito” na ceia deste ano? Para ajudar na missão, o Correio foi atrás de quem entende do assunto para elaborar uma playlist perfeita para receber a família e os amigos nas festividades natalinas.

Fernando Ferreira, 33, mais conhecido como DJ Underluv, discoteca profissionalmente há quatro anos e preparou duas listas de músicas: uma com clássicos atemporais, indicada para pessoas mais experientes que não dispensam a chance de relembrar faixas que marcaram época, e outra para os mais jovens, com hits dançantes e letras mais chicletes.
 
DJ Underluv 

“A música vai te conectar com aquele momento, faz parte quase de uma experiência de espírito. Em confraternizações, por exemplo, as músicas vão marcar a memória daquela ocasião, que foi vivida com os amigos e familiares”, diz Underluv.

Naturalmente, você pode mesclar as playlists e fazer a festa bem mais animada, afinal, os mais velhos nem sempre preferem os clássicos, e os mais jovens podem adorar uma música de época. Entre as obras de Ed Motta, Stevie  Wonder e Frank Sinatra, passando por Bruno Mars, Mark Ronson e The Black Eyed Peas, a regra é apenas uma: se divertir.

Escolha a sua playlist (ou mescle as duas!)

Clássica

 

 

Linus & Lucy (Wynton Marsalis Septet)
Jingle bell rock (Bobby Helms)
It’s the most wonderful time of the year (Andy Williams)
Jingle bells (Michael Bublé & The Puppini Sisters)
Parc (Anomalie)
I’m beginning to see the light (John Pizzarelli)
Sweetest Berry (Ed Motta)
Liquid sunshine (John Cameron)
Rockin’ around the Christmas tree (Brenda Lee)
Master Blaster (Stevie Wonder)
Ring-a-ding-ding (Frank Sinatra)
It’s Christmas (Jamie Cullum)

Contemporânea

 

 

8 days of Christmas (Destiny’s child)
Love never felt so good (Michael Jackson & Justin Timberlake)
Uptown funk (Mark Ronson & Bruno Mars)
Mistletoe (Justin Bieber)
Need to know (Otis Junior & Dr. Dundiff)
Beautiful losers (Hocus Pocus & Alice Russell)
Seven Days in sunny june (Jamiroquai)
Lifes gets better (Ed Solo & Skool of Thought & Darrison)
I’m good (GRiZ)
83 (John Mayer)
Union (The Black Eyed Peas)
Christmas rappin’ (Kurtis Blow) 

 

*Estagiários sob supervisão de Marina Mercante

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação