Cidades

Fábio Félix (Psol/DF) protocola representação contra Bolsonaro por racismo

Documento protocolado na segunda-feira (23/12) questiona o termo "homossexual terrível" usado pelo presidente para caracterizar um repórter que questionava esquema de "rachadinha" envolvendo Flávio Bolsonaro

Agatha Gonzaga
postado em 24/12/2019 17:39
O deputado distrital Fábio Félix (Psol/DF) protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) por racismo com recorte LGBTfóbico. O documento se baseia em declarações dadas por Bolsonaro, na última sexta-feira (20), quando repórteres o entrevistaram na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência.

Na ocasião Bolsonaro foi questionado sobre o tratamento dado ao filho, o senador Flávio Bolsonaro, em caso de ;deslize; do parlamentar. Em resposta, o presidente disse ao jornalista: ;Você tem uma cara de homossexual terrível. Nem por isso eu te acuso de ser homossexual. Se bem que não é crime ser homossexual;. O fato descrito na Representação protocolada nesta segunda-feira (23/12) na PGR foi registrado em vídeo viralizado na internet.
A pergunta do jornalista foi realizada em meio às repercussões do caso investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e que colocam o senador Flávio Bolsonaro Bolsonaro como suspeito da prática de ;rachadinha;. No documento encaminhado à PGR, a atitude do presidente da República é classificada como ;discriminatória, pois busca induzir a segregação de uma minoria sexual simplesmente pela sua aparência, modo de se comportar, de se portar e de se relacionar com outra pessoa, afetiva ou sexualmente;.

Além disso, segundo Fábio Félix, a frase ;você tem uma cara de homossexual terrível; evidência o pensamento discriminatório quando desabona a homossexualidade, taxando-a como uma ;condição; que leva a pessoa a ostentar um caráter fenotípico distinto dos demais e de fácil reconhecimento. Ou seja, uma pessoa seria facilmente identificada como homossexual simplesmente pela sua aparência.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação