Cidades

Doação de sangue: fim do ano aumenta necessidade de manter estoque em dia

Coleta de sangue tende a cair com a proximidade das festas do fim de ano. Apesar de as reservas estarem seguras, é importante manter a rotina. Veja como ajudar

Walder Galvão
postado em 25/12/2019 06:00
Na semana passada, 200 bolsas de sangue foram recolhidas por diaNo fim de ano, quando a cidade fica mais vazia, existe a tendência de queda na taxa de doadores de sangue, de acordo com a Fundação Hemocentro de Brasília. Por outro lado, a demanda costuma crescer, por causa de acidentes de trânsito comuns nesta época do ano. Por isso, a fundação ressalta a importância de manter as doações.

Uma das iniciativas para reforçar o armazenamento ocorreu em novembro, com a Semana Nacional do Doador de Sangue, realizada próximo ao dia 25, Dia Nacional do Doador de Sangue. O evento ocorre anualmente e, em geral, a quantidade de doações apresenta significativo aumento.

As taxas de dezembro surpreenderam a fundação positivamente. Na semana passada, o Hemocentro coletou mais de 200 bolsas de sangue por dia. De janeiro a novembro, a média foi de 168 bolsas diárias. Durante todo o ano, também houve crescimento nas doações. Até novembro, 46,6 mil bolsas de sangue haviam sido recolhidas. Em igual período do ano passado, o número registrado foi de 45 mil ; um crescimento de 3%. Hoje, os estoques da entidade estão em níveis considerados seguros.

Apesar disso, os componentes do sangue têm prazo de validade. É o movimento constante de doadores que faz com que oas reservas se mantenham fora de risco. Além disso, o Hemocentro trabalha com estoque estratégico, que pode abastecer toda a rede pública da capital e dos hospitais conveniados de dois a sete dias. O monitoramento dos níveis é feito diariamente.

Outra estratégia para aumentar os estoques de fim de ano foi uma campanha para que servidores públicos doassem sangue. A ação, promovida pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) em 19 de dezembro, levou profissionais da saúde para a entidade. Um dos objetivos do projeto é perpetuar o hábito de doar sangue entre os trabalhadores.

Primeira de muitas


No ano passado, a corretora Joenia Pereira Lisboa, 26 anos, decidiu doar sangue pela primeira vez. Uma amiga teve um problema de saúde e precisou justamente do tipo sanguíneo dela, o B%2b. ;Apenas quando me vi nessa situação percebi o tamanho da necessidade. À época, lembro que não estavam encontrando doação com facilidade. Decidi ajudar;, conta.

Moradora de Planaltina, Joenia passou a incentivar os amigos. ;Trouxe três colegas de trabalho para doar e espero que eles venham sempre. É uma atitude muito importante.;

Maria Aparecida Pereira da Silva, 26, doou sangue pela primeira vez neste mês e pretende manter a prática. A mulher considera que o ato de doar sangue é uma atitude que pode salvar vidas. ;A proximidade com o Natal também contribuiu para que eu viesse. Agora, pretendo manter uma rotina e vir sempre;, garante.

Horário especial de fim de ano

O Hemocentro de Brasília atende de segunda a sábado, das 7h às 18h. Hoje e no dia 1; de janeiro, ficará fechado. Em 31 de dezembro, abrirá das 7h ao meio-dia.

Requisitos para doar

  • Ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião)
  • Pesar mais de 51kg e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário)
  • Não estar em uso de medicamentos
  • Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis
  • Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores
  • Não fumar duas horas antes

Natal

O que abre e o que fecha

Todos os pontos turísticos do DF estarão fechados nesta quarta-feira (25/12). Os serviços de transporte e policiamento terão horários diferenciados.

SAÚDE

As emergências dos hospitais regionais e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) vão abrir 24 horas por dia. Unidades básicas de saúde (UBS), ambulatórios, policlínicas e farmácias de alto custo não abrem.

SEGURANÇA

O 190 (Polícia Militar) e o 193 (Bombeiros) funcionarão normalmente. PM e Polícia Civil atuam em esquema de plantão.

TRANSPORTE

Metrô
Nesta quarta-feira (25/12), os trens do metrô circulam das 7h às 19h.

Ônibus
Os ônibus vão circular nesta quarta-feira (25/12) com frota e horário de domingo.

COMÉRCIO

Neste feriado, as lojas de rua e de shoppings ficam fechadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação