Cidades

Reação das categorias

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 26/12/2019 04:14
Policiais civis e militares pleiteiam paridade salarial com a Polícia Federal, o que significa aumento de 37%
Para o presidente da Associação dos Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil), Wellington Corsino do Nascimento, a notícia do reajuste foi positiva principalmente pelo prazo para começar a valer. ;O aumento proposto inicialmente seria só para junho de 2020. Este, não. É a partir de agora;, afirmou. Ele acrescenta que nada impede que as corporações pleiteiem novos aumentos, uma vez que os percentuais são pensados de acordo com as ;condições orçamentárias do momento;.

O militar também se considerou satisfeito quanto aos 8%. Para ele, a proposta acaba sendo maior que os 31,48% da medida provisória encaminhada à União. ;Na MP do GDF, eles tinham incorporado nosso auxílio-moradia, que é uma indenização e, portanto, não é tributado ao salário bruto. O líquido de um coronel que receberia R$ 3,6 mil de auxílio, por exemplo, ficaria menor que o líquido recebido hoje. Seriam quase R$ 990 a menos por causa do Imposto de Renda;, calculou.

Por meio de nota, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo) reconheceu o esforço para conceder o reajuste e afirmou ter renovado as esperanças com o governo local. ;Esse esforço nos deixa confiantes de que, no ano vindouro, seja por meio da promulgação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que transfere (a gestão do) Fundo Constitucional para o DF ou por meio da sensibilização do presidente (da República) para situação especial da Polícia Civil, o governador Ibaneis (Rocha) completará a boa obra que hoje se iniciou;, destaca o texto.

De acordo com Rodrigo Franco, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), nem toda a corporação ficou satisfeita com a proposta de 8%. Segundo ele, os policiais civis entendem esta ação como o início da recomposição devida. ;A promessa do governo era de uma recomposição de 37,5% em média. O que nós queremos é uma definição com cronograma para pagamento de no mínimo esses 37,5% até 2021, conforme prometido;, afirmou. O Sinpol representa as categorias de agente de polícia, escrivão, agente policial de custódia, perito criminal, perito médico-legista e papiloscopista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação