Cidades

Buraco de três metros de profundidade abre em via de acesso à BR-070

Novacap investiga motivo da fissura, ocorrida na quarta-feira (25/12). Duas das três faixas do local foram fechadas. Veículos de grande porte não podem passar pela pista

Jonathan Luiz* , Thais Umbelino*
postado em 26/12/2019 20:15
Bombeiros atenderam a ocorrência na quarta-feira (25/11), às 9hA abertura de uma cratera às margens da via de acesso à BR-070, na altura do Setor O, em Ceilândia, na manhã de quarta-feira (25/12), assustou motoristas e moradores da região. Caesb e Novacap investigam o que provocou a erosão de aproximadamente cinco metros de comprimento e três metros de profundidade.
Duas das três faixas da pista, no sentido Águas Lindas-Ceilândia, foram interditadas. Veículos de grande porte, como caminhões e carretas, foram proibidos de passar pelo local.

Em nota, a Novacap informou que uma escavação no local vai analisar se algum vazamento na rede de águas pluviais causou o incidente. ;Os trabalhos para a contenção da erosão estão sendo executados em conjunto com a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), que também possui redes de esgoto próxima à erosão;, diz trecho do comunicado.

De acordo com a Caesb a operação atenta-se para não atingir a rede de água potável da região. A expectativa é de que até sexta-feira (27/11) o diagnóstico esteja pronto.

Transtornos na região

Moradores da região contam que outros problemas também afetam a via de acesso à BR-070. ;Quando chove, aqui fica cheio d;água, e o pessoal ainda joga lixo, junta tudo e empoça, parece uma barragem;, expressa Amilton Venâncio, 38 anos. O autônomo afirma que o problema é agravado pela pouca quantidade de bocas de lobo. "As existentes se enchem de lixos como plásticos e galhos de árvores", acrescenta.

Cláudio Souza, 40, professor e morador da região há 37 anos, afirma que os problemas são antigos. ;Em 2007, tinha uma galeria aqui de quatro metros de largura, por seis a oito de altura. Agora, eles tamparam com manilhas de dois metros. Não vai aguentar", pontua. "Desde a mudança, teve mais sobrecarga d;água;, completa Cláudio.
Buraco tem aproximadamente cinco metros de comprimento, três metros de largura e três metros de profundidade
*Estagiários sob supervisão de Fernando Jordão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação