Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pirenópolis: a cidade queridinha do brasiliense



A cerca de 150km do centro de Brasília, Pirenópolis é um dos destinos preferidos dos moradores da capital. O município histórico do estado de Goiás está a pouco mais de 2h de viagem. Trata-se de ótima opção para um fim de semana de descanso e diversão.

Pirenópolis, conhecida por suas cachoeiras, é cheia de charme e proporciona lindos cenários para fotografias. A cidade é tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O município conta com centro histórico, com direito a casarões e igrejas do século 18, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Com casas simples e coloridas e chão de paralelepípedo, visitá-la é como viajar no tempo.

É justamente o clima aconchegante que torna Pirenópolis um dos destinos preferidos da pedagoga Tainara Araújo, 30. A professora voltou na semana passada ao local, onde passou três dias. ;A cidade tem um clima muito bom. Amo os restaurantes que são estilo bistrô. Das duas últimas vezes, nem cheguei a ir à cachoeira. Fui para descansar mesmo e passear pelas ruas;, comenta.

O município goiano é o destino escolhido pelo publicitário Luis Caddah, 33. Para fugir da rotina da capital, o brasiliense planeja colocar o pé na estrada em janeiro. ;Quero descansar um pouco. Fui em setembro e estou planejando ir em janeiro novamente, no pós-réveillon;, diz. Na companhia dos amigos, o publicitário costuma tirar o fim de semana para visitar as atrações turísticas.

Pirenópolis tem nove cachoeiras nas proximidades, segundo a Prefeitura. Luis ressalta, no entanto, que nesse período de férias nem sempre é possível curtir as quedas d;água devido às chuvas. ;Temos contatos de ótimas casas com piscina e churrasqueira. No período chuvoso, a gente curte assim mesmo, porque é perigoso ir às cachoeiras por causa de tromba d;água. À noite, saímos pela cidade;, comenta.



Programe-se
Confira alternativas para o fim de ano:

Chapada Imperial (Brazlândia)
; Abre em 30 e 31 de dezembro e em 1; de janeiro
; Preços a partir de R$ 130
; Contato: (61) 99996-1601

Itiquira Park (Formosa)
; Hospedagens até 29 de dezembro. A partir dessa data, apenas day use
; Preços a partir de R$ 60
; Contato: (61) 3718-1502