Cidades

Polícia Civil investiga incêndio em templo umbandista em Planaltina

Um cômodo do terreiro pegou fogo na noite da última quarta-feira (25) e teve roupas e objetos roubados. Ninguém ficou ferido

Caroline Cintra
postado em 27/12/2019 12:10
O Templo Umbandista Cabocla Jurema (TUCJ) é um dos mais antigos do DF e completa 50 anos em janeiroA Polícia Civil investiga as causas de um incêndio no Templo Umbandista Cabocla Jurema (TUCJ), em Planaltina. Um cômodo do terreiro pegou fogo na noite da última quarta-feira (25). De acordo com os responsáveis do local, roupas e objetos também foram roubados. Ninguém ficou ferido.

A zeladora, Mãe Maria de Oxum, contou ao Correio que esteve no templo durante todo o feriado de Natal e, por volta das 17h30, foi para casa, em Sobradinho. Na quinta-feira (26/12), pela manhã, pediu para a nora ir ao terreiro alimentar os animais que ficam abrigados ali. Chegando no local, a mulher viu o cômodo destruído.

;;Ela encontrou tudo ainda quente, nem precisamos acionar os bombeiros. Quando voltou para me contar eu fiquei desesperada e fui correndo para lá. Chorei muito, passei mal, porque a gente luta para construir as coisas e acontece algo assim. O sentimento é de muita tristeza, não tem palavras para expressar tamanha dor;;, disse a zeladora.

A porta de um dos cômodos do templo estava com sinais de arrombamento. A Polícia Civil investiga No cômodo incendiado eram guardadas as roupas de santo, tambores e outros objetos usados durante as sessões umbandistas. ;;A gente acredita que o incêndio foi criminoso, porque a porta de um dos cômodos de alvenaria foi arrombada e os atabaques (tambores) foram roubados;;, contou o presidente do TUCJ, Paulo Britto. A Polícia Civil chegou no local na manhã desta sexta-feira (27/12) para realizar a perícia.

Segundo Paulo, essa não é a primeira que vez que o templo é atacado. ;;Já cortaram a energia outras vezes. Sofremos muita intolerância, mas dessa vez foi demais. Registramos ocorrência na 13; Delegacia de Polícia (Sobradinho) e hoje vamos na Decrin (Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência);;, disse Paulo.

O Templo Cabocla Jurema é um dos mais antigos do Distrito Federal e completa 50 anos em janeiro de 2020. Apesar do incêndio, na virada de ano, na próxima terça-feira (31/12), será realizada a festa de Iemanjá. ;;Mesmo sem as roupas de santo e até sem energia vamos fazer a comemoração. O importante é a festa, os orixás entendem. Agora, esperamos que a polícia encontre quem fez isso;;, completa a Mãe Maria de Oxum.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação