Jonathan Luiz*
postado em 30/12/2019 12:25
Cerca de 300 pessoas que contrataram o serviço da empresa 4U Study Intercâmbio estão passando por apuros. A agência fechou depois de os clientes pagarem por pacotes de viagem. Os proprietários não atendem às ligações nem respondem a e-mails dos contratantes. Além disso, redes sociais e o site estão fora do ar desde quinta-feira (26/12).
Uma das vítimas é uma publicitária de 27 anos que não quis se identificar. Ao Correio, ela disse que contratou o serviço em 2018, planejando uma viagem para a Irlanda, mas preferiu juntar mais dinheiro por conta da questão financeira exigida no país. Resolveu então reagendar o intercâmbio para novembro de 2020, e desembolsou R$ 15 mil por boleto bancário.
Na quinta-feira (26/12), ela desconfiou que estaria sofrendo um golpe ao ser surpreendida por mensagens em um aplicativo, informando que a escola e acomodação não haviam sido pagas. Ao entrar em contato com os consultores da empresa, eles informaram que não estavam tendo acesso aos e-mails da empresa nem à plataforma. O responsável pela agência também estava fora de alcance.
O proprietário da empresa é Djalma Remondini, que bloqueou os clientes que tentaram contato via WhatsApp. As vítimas tentaram se comunicar com familiares do dono, mas a informação que obtiveram é de que eles não sabem o paradeiro de Djalma. A agência tem sede em São Paulo, mas prestava serviço para todo o Brasil, pela internet. O site Reclamaaqui já registou quase 30 ocorrências sobre o caso nos últimos três dias.
A publicitária registrou boletim de ocorrência na 4; Delegacia de Polícia (Guará), na sexta-feira (27/12). Lá, ela foi orientada a também procurar o Procon. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de São Paulo, que ficará responsável pelas investigações.
*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader