Cidades

Brasilienses unem fé e esperança para receber 2020 na Prainha

Rituais de fazer ofertas a orixás e a Iemanjá marcam a festa de réveillon na Prainha

postado em 31/12/2019 23:38
Marcelo de Badé festeja um espaço para comemorar o réveillon respeitando o candombléConhecida por ser reduto das religiões de matriz africana, a Prainha foi a escolha para fazer oferendas aos orixás. Na faixa de areia que beira o Lago Paranoá, as pessoas dobravam as barras das calças para, em seguida, alçar os balaios e as flores, carregados de agradecimentos à rainha das águas, Iemanjá.

Pai de santo e do Candomblé, Marcelo de Badé, 51 anos, sempre está presente, no réveillon da Prainha. Para ele, a comunhão encontrada no local é um ato de resistência e fé.

[FOTO1518009]

;Venho comungar com as pessoas. Somos todos um só. A gente luta pela vida, pela prosperidade e pela harmonia. E nós não temos muita liberdade de expressão em relação a nossa religião, seja de Umbanda ou de Candomblé. Então aqui é uma concepção de união dos povos de tradição e de matriz africana, onde temos um espaço para louvar ao orixá e agradecer pelo ano que passou, mesmo com todas as dificuldades;, conta o morador do Riacho Fundo I.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação