Cidades

Veja que abre e o que fecha em Brasília no dia 1º; metrô e ônibus circulam

Comércio, atrações turísticas e serviços como restaurantes comunitários ficam fechados. Transporte funciona com horário de domingo

Correio Braziliense
postado em 01/01/2020 06:00
ônibusOs brasilienses que ficaram na cidade na virada de ano encontrarão muitas portas fechadas neste dia 1º, em razão do feriado de Confraternização Universal. A boa notícia é que os ônibus e o metrô estarão circulando — seguindo a tabela horária de domingo.

Não vai ser possível, contudo, aproveitar o dia livre para visitar os pontos turísticos da cidade, já que eles estarão fechados, assim como bancos e a maior parte dos serviços públicos. A exceção são delegacias e hospitais, que funcionarão em esquema de plantão. Confira na tabela o que abre e o que fecha no primeiro dia do ano.

Saiba o que abre e o que fecha na capital


SAÚDE

Serviços de emergência
Todas as emergências dos hospitais regionais e as unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão abrir 24 horas por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, atendendo pelo telefone 192.

UBS, ambulatórios e policlínicas
As unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas hoje. Ambulatórios e policlínicas também estarão fechados.

Centros de Atenção Psicossocial (CAPs)
Os CAPs do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, estarão
com atendimento 24 horas por dia. Os demais, dos tipos I e II, ficarão fechados.

Hemocentro
Ficará fechado hoje. A partir de amanhã, o atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado.

SEGURANÇA PÚBLICA

» Os serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros), que funcionam no Centro Integrado de Operações de Brasília, funcionarão normalmente.

» A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil funcionará em esquema de plantão, com equipe de campo e pelo telefone 199.

» As atividades de plantão no complexo carcerário do DF, administrado pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), permanecem normais, sem qualquer alteração. As visitas de familiares ocorrerão de acordo com as escalas de cada unidade prisional.

Polícia Civil
As unidades em esquema de plantão 24 horas vão trabalhar ininterruptamente. Já as equipes que cumprem expediente farão plantões. Os registros pela Delegacia Eletrônica podem ser feitos normalmente no site delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br.

Polícia Militar
Haverá regime de escala aos fins de semana e nos feriados. Portanto, o policiamento será 24 horas em todo DF, sem alterações.

Corpo de Bombeiros
Também com regime de escala. O serviço operacional segue 24 horas em todo o DF.

Detran-DF
Não haverá atendimento ao público nos postos do Detran-DF hoje, mas as equipes de educação, engenharia e fiscalização atuarão em escala de plantão. A fiscalização de trânsito atuará de forma ininterrupta de acordo com escalas de serviço.

TRANSPORTE

Metrô
Os trens circulam das 7h às 19h hoje.

Ônibus
Os coletivos circularão com tabela horária de domingo.

SERVIÇOS DIVERSOS

Bancos
Não abrem.

Na Hora
Os postos do Na Hora estarão fechados.

Restaurantes comunitários
Os 14 restaurantes comunitários do DF não vão funcionar hoje

PONTOS TURÍSTICOS

Os espaços turísticos de Brasília (Biblioteca Nacional de Brasília, Catetinho, Centro Cultural Três Poderes, Cine Brasília, Espaço Cultural Renato Russo, Memorial dos Povos Indígenas, Jardim Botânico, Museu Vivo da Memória Candanga, Zoológico e parques administrados pelo Ibram) estarão fechados hoje.

COMÉRCIO

O comércio varejista não funcionará hoje. Shoppings devem ficar com as lojas fechadas e praças de alimentação têm funcionalmente opcional em alguns complexos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags