Correio Braziliense
postado em 02/01/2020 19:58
Neste ano, a vacina BCG começa ser aplicada pela Secretaria de Saúde em maternidades antes mesmo de o recém-nascido ter alta. A situação atual é que a maior parte das crianças recebe a imunização nas unidades básicas de saúde em dias pré-determinados.
A iniciativa já ocorre no Hospital Regional de Santa Maria e, em dezembro de 2019, o Hospital Regional de Samambaia passou a adotar a prática, além da Casa de Parto de São Sebastião.
O Plano Integrado para Melhoria do Programa de Imunização do Distrito Federal prevê a aplicação da BCG em todas as maternidades públicas até o fim de 2020. Estão em processo de avaliação da proposta os Hospitais Regionais do Gama, do Paranoá, de Planaltina e de Sobradinho.
A BCG
A BCG é uma das primeiras vacinas aplicadas no recém-nascido, com mais antecedência possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento. Na rotina dos serviços, a vacina é disponibilizada para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias ainda não vacinadas e tem o objetivo de prevenir a doença infecciosa da tuberculose.
*Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.