Cidades

Inmet emite estado de alerta para o DF; ventos podem chegar até 100km/h

A previsão é de chuvas intensas, com trovoadas e fortes rajadas de vento

Correio Braziliense
postado em 02/01/2020 22:31
A previsão é de que a chuva forte permaneça ao longo da semanaO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram alerta para chuva intensa, com trovoadas e fortes rajadas de vento nesta quinta-feira (2/1). Segundo o Instituto, os ventos podem chegar até 100km/h e o clima deve permanecer assim durante toda a sexta-feira (3/1). 

Em decorrência das fortes chuvas, o Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. “Para toda essa semana, o tempo deve permanecer nublado, com trovoadas isoladas. As rajadas de vento também serão fortes. Todos os dias é feito uma avaliação da situação e, caso necessário, emitimos o alerta”, explicou Manoel Rangel, meteorologista do Inmet. 

O Instituto orienta que, em caso de ventos fortes, deve-se evitar o abrigo debaixo de árvores, pois há o risco de queda. Outra dica é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A Defesa Civil também emitiu uma notificação alertando para as fortes chuvas. “Procure abrigo durante a tempestade e evite pontos de alagamento”, informou em nota. 

Segundo o meteorologista, as temperaturas ao longo dessa semana devem variar entre 19°C (mínima) e 28°C (máxima). A umidade relativa do ar ficará entre 95% e 55%. 

Orientações

Até o fechamento desta reportagem, o Corpo de Bombeiros registrou uma solicitação por conta da chuva, na Quadra 614 da L2 Sul, próximo ao Centro Universitário Iesb. A informação é de que havia pessoas presas em um veículo que estava estacionado em um suposto ambiente alagado. A equipe de resgate se deslocou até o local, porém, ao chegarem na quadra, não constataram o fato. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, as principais recomendações em período de chuvas fortes são: 
 
- Não permanecer na chuva
- Evitar áreas descampadas
- Evitar entrar em piscinas
- Não caminhar embaixo de redes elétricas e árvores
- Procurar abrigos seguros e secos
- Evitar o uso de celulares com carregadores conectados na energia elétrica
- Não ficar com os pés descalços
- Evitar lavar louças e tomar banho com chuveiro elétrico
 
Em casos de alagamento ligue para o 193, e procurar um local alto e seguro, longe das águas até o resgate do CBMDF chegar. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags