Cidades

Inmet emite estado de alerta para o DF; ventos podem chegar até 100km/h

A previsão é de chuvas intensas, com trovoadas e fortes rajadas de vento

Darcianne Diogo
postado em 02/01/2020 22:31
A previsão é de que a chuva forte permaneça ao longo da semanaO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram alerta para chuva intensa, com trovoadas e fortes rajadas de vento nesta quinta-feira (2/1). Segundo o Instituto, os ventos podem chegar até 100km/h e o clima deve permanecer assim durante toda a sexta-feira (3/1).

Em decorrência das fortes chuvas, o Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. ;Para toda essa semana, o tempo deve permanecer nublado, com trovoadas isoladas. As rajadas de vento também serão fortes. Todos os dias é feito uma avaliação da situação e, caso necessário, emitimos o alerta;, explicou Manoel Rangel, meteorologista do Inmet.

O Instituto orienta que, em caso de ventos fortes, deve-se evitar o abrigo debaixo de árvores, pois há o risco de queda. Outra dica é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A Defesa Civil também emitiu uma notificação alertando para as fortes chuvas. ;Procure abrigo durante a tempestade e evite pontos de alagamento;, informou em nota.

Segundo o meteorologista, as temperaturas ao longo dessa semana devem variar entre 19;C (mínima) e 28;C (máxima). A umidade relativa do ar ficará entre 95% e 55%.

Orientações

Até o fechamento desta reportagem, o Corpo de Bombeiros registrou uma solicitação por conta da chuva, na Quadra 614 da L2 Sul, próximo ao Centro Universitário Iesb. A informação é de que havia pessoas presas em um veículo que estava estacionado em um suposto ambiente alagado. A equipe de resgate se deslocou até o local, porém, ao chegarem na quadra, não constataram o fato.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as principais recomendações em período de chuvas fortes são:
- Não permanecer na chuva
- Evitar áreas descampadas
- Evitar entrar em piscinas
- Não caminhar embaixo de redes elétricas e árvores
- Procurar abrigos seguros e secos
- Evitar o uso de celulares com carregadores conectados na energia elétrica
- Não ficar com os pés descalços
- Evitar lavar louças e tomar banho com chuveiro elétrico
Em casos de alagamento ligue para o 193, e procurar um local alto e seguro, longe das águas até o resgate do CBMDF chegar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação