Correio Braziliense
postado em 03/01/2020 14:23
A Polícia Civil investiga possível maus-tratos à animal no Jardim Botânico. Um cachorro morreu enforcado pela própria coleira em uma chácara localizada entre o Jardim Botânico e São Sebastião.
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi acionado na quinta-feira (2/1) e nesta sexta-feira (3/1) compareceu no local para verificar o fato. De acordo com a corporação, vizinhos relataram práticas de maus-tratos na chácara. No entanto, o caseiro informou que foi um acidente.
O caseiro foi encaminhado para a 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião). Em depoimento, ele informou que viajou para passar as festas de fim de ano com o irmão em Brazlândia e deixou o cachorro preso em uma coleira dentro do canil com comida e água. Ao retornar nesta quinta-feira (2/1), encontrou o animal já sem vida.
Legislação
Quando os maus-tratos são comprovados, o autor é conduzido à delegacia e assina um termo circunstanciado se comprometendo a comparecer na Justiça assim que chamado. Ele poderá responder com base no artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, se houver morte do animal.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.