Publicidade

Correio Braziliense

Boletos do IPVA não serão mais enviados para residências; saiba como emitir

A impressão dos carnês passará a ser feita on-line, por meio do site da Receita DF, ou dos aplicativos Economia DF, do Banco de Brasília (BRB) ou do Banco do Brasil


postado em 07/01/2020 23:10

Consumidores deverão imprimir o boleto do IPVA pela internet (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Consumidores deverão imprimir o boleto do IPVA pela internet (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Os boletos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não serão mais enviados para as residências dos contribuintes. Agora, todo o processo deverá ser feito on-line, por meio do site da Receita do DF (site abaixo), ou dos aplicativos Economia DF, do Banco de Brasília (BRB) ou do Banco do Brasil. 
 
A decisão passa a valer a partir deste ano, segundo a Secretaria de Economia. Para imprimir o boleto via internet, é necessário ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel. De acordo com a pasta, o contribuinte que não tiver acesso à internet poderá obter a conta impressa diretamente nos postos do Na Hora ou nas agências da Receita DF.
 
O órgão esclarece ainda que os boletos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial (IPTU) continuará sendo enviado para as casas dos proprietários de imóveis do Distrito Federal.
 

Gastos

A Secretaria prevê uma economia de R$ 3 milhões com o serviço na plataforma online. O custo de impressão e envio de cada boleto era de R$ 2. Em 2019, foram enviados 1.558.415 contas de IPVA. Segundo a pasta, o envio dos carnês eram feitos no início de janeiro antes do prazo final de indicação do Nota Legal. Com isso, cerca de 250 mil carnês eram descartados, pois, ao indicar os créditos para a abatimento do imposto, o contribuinte era orientado a inutilizar os boletos recebidos via Correios. 
 
Veja como emitir seu boleto de forma online:
– Portal de Serviços da Receita (www.receita.fazenda.df.gov.br);
– Aplicativos “Economia DF”, do BRB ou do Banco do Brasil, disponíveis nas lojas Apple e Android; e
– Terminais de autoatendimento do BRB.
Onde obter seu boleto impresso:
– Postos do Na Hora;
– Agências da Receita DF.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade