Cidades

Corrida de Reis de 2020 será no fim de janeiro; saiba como participar

Torneio chega à 50ª edição. Em 2020, corrida será para 16 mil pessoas, além da versão Mirim, para mil crianças

Lis Cappi*, Darcianne Diogo
postado em 08/01/2020 11:57
Edição de 2020 acontece dia 25 de janeiroOs brasilienses apaixonados por corrida podem comemorar. A próxima edição da Corrida de Reis está com data marcada e traz novidades na 50; edição: volta a ser no mês de janeiro, no dia 25 de janeiro, e desta vez, será durante a noite. As inscrições serão feitas on-line, por ordem de acesso.

A edição de 2020 está prevista para atender 16 mil pessoas, sendo 8 mil vagas para o circuito de 10km, e outras 8 mil para o de 6km. A largada será em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha. No menor percurso, os participantes vão até a Rodoviária do Plano Piloto.

Nos 10km, seguem até o Congresso Nacional, passando pela Esplanada dos Ministérios. Os dois trajetos começam às 19h.

Neste ano, as inscrições serão feitas de forma direta e on-line, pelo link que será disponibilizado no site da Secretaria de Esporte e Lazer no dia 13 de janeiro. O horário de cadastro vai de acordo com a prova desejada pelos competidores: de 10km, a partir das 13h até as 14h59, e na de 6km, entre 15h e 17h. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de entrada no portal, e cada pessoa só poderá fazer uma inscrição, com o próprio CPF. As inscrições serão gratuitas, com a necessidade em se doar 4kg de alimentos não perecíveis.

De acordo com o Secretário do Esporte e Lazer, Leandro Cruz Fróes, as mudanças na nova edição visam resgatar a tradicionalidade da Corrida de Reis, além de possibilitar mudanças no primeiro evento esportivo dos 60 anos de Brasília.

"Em primeiro lugar, a gente resgata a tradição da Corrida de Reis em janeiro, período tradicional em que ela se firmou como referência de corrida no país. É um resgate para a cidade. Em segundo, a questão da temperatura e da beleza plástica da cidade. A gente vai estar proporcionando a beleza de Brasília e a iluminação para os corredores", diz.

Cadeirantes e atletas com deficiência também poderão participar, efetuando a indicação durante o momento de inscrição. Cadeirantes serão subdivididos de acordo com o tipo de cadeira que utilizam e andantes serão classificados em: deficientes visuais, deficientes intelectuais, mobilidade superior reduzida e mobilidade interior reduzida.
A administradora de empresas Priscilla Severo, 33 anos, participará pela quarta vez da Corrida de Reis. A modalidade, segundo ela, será um modo de preparo para uma maratona em Chicago, que ocorrerá em outubro. ;A corrida traz uma satisfação libertadora. Não vejo o esporte como uma competição, mas, sim, como um momento de lazer;, disse. A moradora do Gama coleciona as diversas medalhas de torneios de Brasília. ;Jamais pensei que fosse acordar 5h para correr. O esporte nos torna disciplinada e focada;, afirmou.

Corrida Mirim

A corrida Mirim será para crianças de 4 a 14 anos, com percursos que vão de 300m a 400m, a depender das idades dos competidores. Ao todo, serão mil vagas. O circuito infantil começará antes, às 16h. A inscrição para o público será feita na mesma forma que as gerais, mas o horário será maior: das 13h às 17h.

* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação