Cidades

Justiça proíbe venda de animais domésticos em vias públicas do DF

A pessoa que for flagrada comercializando os animais está sujeita a multa no valor de R$ 10 mil

Correio Braziliense
postado em 08/01/2020 21:06
Venda de animais domésticos nas intermediações da Feira dos ImportadosO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) proibiu a venda de animais domésticos em vias, praças e nas intermediações da Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A decisão partiu da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, em razão de uma Ação Popular ajuizada por uma moradora da capital contra a prática.
 
A pessoa que for flagrada comercializando os animais está sujeita a multa no valor de R$ 10 mil. Segundo o juiz Carlos Frederico Moroja, que analisou o caso, a exposição de animais de procedência desconhecida afeta tanto os seres humanos quanto os animais. “Não se pode negar que submeter cães, gatos ou outros animais à exibição para a venda em gaiolas em vias públicas, representa inequívoco tratamento cruel”, afirmou o magistrado. 
 
O juiz determinou ainda que os órgãos públicos competentes façam fiscalização de modo a coibir a venda ilegal desses animais nas vias públicas. A sentença é em decorrência de uma liminar proferida em abril de 2018. 
 

Defesa

O Governo do Distrito Federal afirmou que não há provas de que os órgãos públicos competentes não faça a fiscalização e que a compra e venda de animais ocorre em área particular. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) destacou que não constatou comércio de animais no local indicado (Feira dos Importados) e que tem “adotado medidas de defesa e proteção da fauna”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags