Cidades

VÍDEO: Chuva de granizo e vento forte surpreendem brasilienses nesta quinta

Inmet emitiu alerta de chuvas intensas com ventos que podem variar de 40 a 60 km/h. Precipitações são registradas em todo o Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 09/01/2020 15:49

Chuva de granizo foi registrada no Lago NorteOs brasilienses foram surpreendidos por fortes chuvas na tarde desta quinta-feira (9/1). No Lago Norte, houve registro de granizo e uma forte névoa "escondeu" a Torre de TV Digital. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta amarelo para o DF, o que corresponde a precipitações intensas. O acumulado pode variar de 20 milímetros a 50 mm, e os ventos chegam de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, as trovoadas. 

 

O temporal no Lago Norte começou por volta das 14h40, acompanhado de ventos fortes. A Defesa Civil pediu para que as pessoas procurem abrigos seguros durante o fenômeno, além de evitar pontos de alagamentos. É previsto ainda que o DF registre vários pontos de chuvas intensas com rajadas de vento. Em caso de risco, pode-se acionar a corporação pelo 199 e 193. 

 

 

 

Na Esplanada dos Ministérios, árvores se moviam com a força do vento. Na Rodoviária do Plano Piloto, na 308 Norte e na Universidade de Brasília (UnB), também houve o registro de chuva. Até a publicação desta matéria, o Corpo de Bombeiros não havia atendido nenhum chamado em decorrência da chuva.

 

 

Superação da média 

 

A média histórica de chuvas em janeiro é de 209.4 mm, no entanto, o acumulado das precipitações até às 9h desta quinta-feira (9) já superaram a expectativa, conforme o Inmet. Somente na estação do Paranoá, pertecente ao instituto, houve o registro de 270.8 mm. Em Brazlândia, o nível chegou a 233.6 mm.

 

Nas demais estações de Águas Emendadas (Planaltina), do Sudoeste, e do Gama, o acumulado ficou em 156.6 mm, 104 mm e 155.2 mm, respectivamente. Segundo a meteorologista Andrea Ramos, o aumento das chuvas se deve a um "canal de instabilidade de umidade que está concentrado do Centro-Oeste e que tem, por característica, manter este padrão de precipitações que observamos no Distrito Federal."

 

A chuva também foi registrada na Rodoviária do Plano Piloto 

 

A expectativa é que o fenômeno continue até esta sexta-feira (10), com céu nublado a encoberto, além das chuvas, mas em áreas isoladas. A mínima prevista é de 20º C e a máxima é de 30º C. A umidade relativa do ar varia de 50% a 90%.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags