Cidades

Detran-DF inicia operações para autuar motocilistas por barulho excessivo

Primeira ação aconteceu na noite de quarta-feira (8/1), em Águas Claras. A multa para quem é flagrado sem o silenciador de motor é de R$ 195,23

Correio Braziliense
postado em 09/01/2020 14:14
Fiscais abordaram 110 motociclistas no primeiro dia de operações Com o objetivo de retirar de circulação as motocicletas com escapamento irregular que produzem barulho excessivo, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) iniciou a operação Sossego nesta quarta-feira (8/1), em Águas Claras. Espera-se realizar uma ação por semana, sempre em uma região administrativa diferente. 
 
No primeiro dia de fiscalização, o órgão abordou 110 motociclistas, dos quais 15 foram autuados por conduzir com equipamento irregular, seus por não possuírem habilitação, e cinco estavam com o documento vencido. Os agentes registraram ainda 25 infrações por motivos diversos, e recolheram seis motos ao depósito. O Detran mobilizou 28 agentes de trânsito, em 10 viaturas, quatro motocicletas, dois guinchos e uma aeronave.

De acordo com o órgão, a operação tem o objetivo de reduzir a poluição sonora nas vias do Distrito Federal, além de promover mais segurança ao trânsito. Os fiscais montaram bloqueios em pontos estratégicos da cidade, mas também atuaram com equipes a pé, e motorizadas.
 
Pelo Código de Trânsito Brasileiro, dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração grave e acarreta multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. Em 2019 foram registradas 1.259 infrações por escapamento irregular no DF.

*Com informações do Detran-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags