Cidades

Ylê Axé Oyá Bagan recebe ato contra intolerância religiosa neste sábado

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) apoia a iniciativa. Na oportunidade, também haverá rodas de conversa e um almoço de confraternização

Correio Braziliense
postado em 09/01/2020 17:11
Flyer do eventoO Ylê Axé Oyá Bagan recebe, no próximo sábado (11/1), um ato inter-religioso contra a intolerância. A iniativa tem o apoio da da Subsecretaria de Direitos Humanos e de Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), correalizadora do evento. 
 
O objetivo da ação é alertar a população do DF sobre as agressões sofridas por diversos templos e praticantes de religiões de matrizes africanas. Às 10h30, serão realizadas rodas de conversa sobre a temática. O ato está marcado para as 12h, em torno de um exemplar de pau-brasil, plantado em 2016 pela United Religions Iniciative (URI), depois de uma visita em apoio ao templo que pegou fogo em 2015. Após o evento, haverá um almoço de confraternização. 
 

Combate à intolerância 

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21/1) foi instituído pela Lei Federal nº 11.635 como referência para o combate à intolerância motivada por religião. A data foi escolhida em homenagem à Gildásia dos Santos e Santos (Mãe Gilda). A líder religiosa Ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum foi vítima de enfarte que causou sua morte, após enfrentamento a uma situação de intolerância religiosa, no estado da Bahia em 21 de janeiro de 2000.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags