Correio Braziliense
postado em 09/01/2020 19:00
Os novos conselheiros tutelares do Distrito Federal, eleitos pela população em 2019, tomarão posse, nesta sexta-feira (10/01/2020), às 9h, em cerimônia no Museu da República. Os 200 eleitos permanecerão nos cargos no quadriênio de 2020 a 2023. Também foram definidos 220 suplentes.
Apesar de estarem vinculados administrativamente à Secretaria de Justiça e Cidadania, os conselheiros têm autonomia para exercerem suas atribuições. Eles recebem uma remuneração mensal de R$ 4.684,66, valor definido na Lei Distrital nº 5.294/2014, e benefícios trabalhistas como férias, licenças maternidade e paternidade e 13º salário.
Os candidatos tiveram que passar por todas as etapas do processo escolha, realizado pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA-DF), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). As fases incluíram aprovação no exame de conhecimentos específicos, comprovação dos requisitos exigidos pelo cargo, eleição e curso de formação.
“Trabalhamos intensamente na organização de todo o processo de escolha, garantindo que todas as fases ocorressem de forma transparente e democrática. Agora, vamos apoiar e atuar em conjunto com os novos conselheiros para que todas as crianças e adolescentes do DF, especialmente os que estão em situação vulnerável, tenham seus direitos protegidos e respeitados”, destacou o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha.
O processo de escolha contou com apoio da Sejus, órgão responsável por promover as políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes no DF, fornece a infraestrutura para funcionamento dos conselhos tutelares e a capacitação para os novos conselheiros.
Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.