Cidades

Em 10 dias, choveu no DF mais que a média de todo o mês de janeiro

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média histórica de precipitações do mês é de 209,4 milímetros

Correio Braziliense
postado em 10/01/2020 06:00
Tarde desta quinta-feira (9/1) teve chuva forte, com ventos de até 60km/h. Houve registro de granizo em algumas regiõesO Distrito Federal registrou chuvas fortes, granizo e ventos de até 60km/h durante a tarde desta quinta-feira (9/1). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média histórica de precipitações do mês é de 209,4 milímetros. No entanto, do dia 1º até a manhã desta quinta-feira (9/1), o acumulado era 30% a mais do esperado. Nas estações do Paranoá e de Brazlândia, os registros chegaram a 270,8mm e 233,6mm, respectivamente.
 
Por causa do fenômeno desta quinta-feira (9/1), o Inmet emitiu alerta amarelo, que dura até as 15h desta sexta-feira (10/1). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A Defesa Civil também destaca a possibilidade de rajadas de ventos e que, em caso de risco, é preciso acionar a corporação pelo 199 ou os bombeiros, pelo 193.
 
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, as precipitações constantes ocorrem porque existe “um canal de instabilidade de umidade que se concentra no Centro-Oeste, mas alcança a grande área central do país. A característica principal deste fenômeno é manter o padrão de precipitações que são observadas durante estes dias no DF”.
 
Conforme levantamento inicial do instituto, o acumulado das chuvas desta quinta-feira (9/1) ficou em 33mm em Águas Emendadas (Planaltina), sendo seguido pela estação do Paranoá (26,6mm), do Sudoeste (5,6mm), do Gama (8mm) e, por fim, a de Brazlândia (0,4mm). Embora o DF tenha superado o esperado para todo o mês de janeiro nestes primeiros dias, a expectativa é de mais precipitações. “O fenômeno prossegue até o fim do mês, exatamente por causa da área de instabilidade. O que altera é que, em alguns dias, as chuvas serão em áreas isoladas. Para os próximos dias, o único dia que tem menor chance de precipitações é domingo”, previu o meteorologista Mamedes Luiz Melo.
 
A previsão desta sexta-feira (10/1) é de céu nublado a completamente encoberto, com possibilidade de chuvas fortes, sobretudo, entre o fim da tarde e o início na noite. A temperatura mínima deve ficar em 17º C, e a máxima, em 30º C. A umidade relativa do ar varia de 35% a 95%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags