Cidades

EPTG: faixa reversa deixa de funcionar a partir de segunda-feira

Empresas de coletivos se adaptam às paradas de ônibus, ao longo da via, e voltam a circular no sentido dos demais veículos, nos horários de pico

Correio Braziliense
postado em 10/01/2020 14:06
As faixas começaram a ser usadas em março do ano passadoA inversão da faixa exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) deixa de funcionar a partir da próxima segunda-feira (10/1). A revogação da medida, que foi implementada em março do ano passado, acontece em função da chegada de 160 ônibus com portas dos dois lados. Com isso, as empresas de coletivos se adaptam às paradas de ônibus, ao longo da via, e voltam a circular no sentido dos demais veículos, no horário de pico. 

Ao todo, 42 linhas passarão pela via, sendo 21 com destino à Rodoviária do Plano Piloto, 15 para a W3 Sul e seis para a W3 Norte. As empresas que farão a operação com os novos são: Urbi com 46 ônibus, Marechal com 39 e São José com 75 veículos. No local, também circularão 11 linhas semiexpressas. No entanto, como os passageiros destas linhas não desembarcam ao longo da EPTG, esses ônibus têm porta apenas do lado direito. 

Inversão

A inversão da faixa exclusiva começou em março do ano passado e, desde então, os ônibus trafegavam em sentido contrário, nos horários de pico, durante a semana. Além dos ônibus, somente táxis, ambulâncias e viaturas podem trafegar no corredor. 

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade, atualmente, cerca de 65 mil passageiros circulam pela EPTG em linhas com destino à Rodoviária do Plano Piloto e W3 Sul e Norte. Já as linhas semiexpressas, segundo a Semob, transportam cerca de 9 mil passageiros. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags