A Embaixada de Bangladesh iniciou, nesta sexta-feira (10/1), as celebrações do centenário de nascimento (17 de março de 1920 — 15 de agosto de 1975) de Sheikh Mujibur Rahman, o Bangabandhu, libertador da nação, depois de uma luta política e diplomática contra a dominação do Paquistão.
Herói nacional, reconhecido mundialmente como intelectual e nacionalista, Bangabandhu é responsável pelas primeiras reformas estruturais políticas e econômicas naquele país.
“A história da independência de Bangladesh é uma luta contra o apartheid cultural e discriminação política. Hoje, foi o dia em que Sheikh Mujibur Rahman (então preso no Paquistão) voltou livre ao solo do nosso país (10 de janeiro de 1972). Por isso é uma data importante para nós”, destacou o embaixador Zulfiqr Rahman. Ele também ressaltou a similaridade dos povos bengalês e brasileiro, além das boas relações histórias entre os dois países.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.