Cidades

Túnel de Taguatinga, promessa há pelo menos dez anos, sai do papel

A previsão de início da obra é 14 de junho, após o término do período de chuvas. Serão investidos cerca de R$ 275 milhões, com recursos provenientes de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal.

Correio Braziliense
postado em 13/01/2020 12:36

A proposta para as mudanças no transito serão avaliadas para que os transtorno sejam os menores possíveisO GDF vai lançar na terça-feira (14/1) a construção do túnel de Taguatinga com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Ibaneis Rocha. A previsão de início da obra é para 14/6, após o término do período de chuvas e serão investidos cerca de R$ 275 milhões para a obra, com recursos provenientes de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal. Ainda serão realizados um boulevard arborizado na Avenida Central, revitalização de calçadas e ampliação de estacionamentos. 


O túnel de Taguatinga faz parte do projeto viário Corredor Eixo Oeste na região sul do Distrito Federal. A via de ligação terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas (com três pistas de rolagem em cada sentido). A previsão para conclusão da obra é de 24 meses.

 

De acordo com o secretário de Obras, Luciano de Carvalho, o túnel fará ligação subterrâne para quem segue para Ceilândia, pela Elmo Serejo e sair na EPTG, além de oferecer via alternativa pela superfície para o Centro de Taguatinga.   

 

No período inicial, técnicos da Secretaria de Mobilidade (Semob), Departamento de Trânsito (Detran) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) buscarão maneiras para que o impacto no trânsito seja o menor possível. Durante a construção do túnel um trecho de aproximadamente 1,3 quilômetros terá que ser interditado – do viaduto da Elmo Serejo até o viaduto da EPTG com a EPCT, sentido Ceilândia-Plano Piloto, na Avenida Central de Taguatinga.

Corredor Eixo Oeste

As obras do corredor Eixo-Oeste, que ligará Taguatinga e Ceilândia ao Plano Piloto, começaram em 2013. O anúncio foi feito pelo ex-governador Agnelo Queiroz durante assinatura do contrato, à época de R$ 544 milhões, valor destinado ao financiamento do projeto. 


No projeto, além do túnel de Taguatinga, há propostas como o alargamento do viaduto da EPCT com a EPTG, revitalização da avenida Hélio Prates e a construção do Viaduto da EPIG, entre o Sudoeste e o Parque da Cidade.

Com informações da Agência Brasília

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