Cidades

Túnel de Taguatinga: GDF deve iniciar testes de trânsito nesta semana

A ordem de serviço para a obra foi assinada nesta terça-feira (14/1) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), na primeira agenda pública de 2020, em cerimônia na Praça do Relógio

Correio Braziliense
postado em 15/01/2020 06:00
Governador Ibaneis Rocha assinou ordem de serviço para início dos trabalhosO Governo do Distrito Federal deve iniciar nesta semana os testes de trânsito para definir a melhor estratégia de desvio dos mais de 135 mil motoristas que passam diariamente pela Avenida Central de Taguatinga, onde será construído um túnel rodoviário. A ordem de serviço para a obra foi assinada nesta terça-feira (14/1) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), na primeira agenda pública de 2020, em cerimônia na Praça do Relógio.

De acordo com o chefe do Executivo, a obra, além de desafogar o grande fluxo de veículos, vai ajudar na revitalização do centro da cidade. “Esse túnel tem nele vida, não só para Taguatinga, mas para mais de 1,5 mil de pessoas que vivem ao redor, em cidades como Samambaia, Ceilândia e Águas Lindas (GO). Nós vamos fazer de Taguatinga uma cidade moderna.”

Durante o evento, Ibaneis garantiu que as obras de revitalização da Avenida Hélio Prates serão iniciadas neste ano e anunciou a entrega da obra do viaduto que une Águas Claras a Taguatinga. Segundo o governador, o trecho estava com a obra paralisada há dois anos. Ela foi retomada no ano passado e, de acordo com o emedebista, será totalmente liberada dentro de 30 dias.
 
As escavações devem começar em abril, após o período de chuvas. Até lá, além de definir como será feito o desvio do trânsito, o consórcio Novo Túnel, responsável pela construção, iniciará a produção dos blocos de concretos que serão utilizados na obra.

Para o administrador regional interino de Taguatinga, Ezequias Pereira, que participou da cerimônia, o túnel é esperado pela população há mais de 20 anos. “Eu sempre falo que esse túnel é irmão gêmeo do metrô, mas o metrô nasceu, e o túnel esteve na UTI. Agora vamos conseguir solucionar o problema do trânsito. Claro que teremos algum desconforto durante as obras, mas será para resolver o problema a longo prazo”, defendeu.

Ao todo, o investimento será de R$ 275 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal. O túnel terá extensão viária de 1.010 metros, com 830 metros cobertos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags