Cidades

Copeiras e funcionários da cozinha de hospitais do DF começam paralisação

Terceirizados da Sanoli, empresa que cuida da alimentação em parte da saúde pública do DF, não receberam o pagamento em janeiro. 70% da equipe de funcionários da cozinha em 6 hospitais fazem paralisação

Correio Braziliense
postado em 15/01/2020 14:27
O Hospital Materno Infantil (HMIB), na Asa Sul, é um dos locais em que os funcionários paralisaram as atividades devido à falta de pagamento. De acordo com a Secretaria de Saúde, o protesto não afeta serviços da unidadeCopeiras e funcionários de cozinha da Sanoli, empresa que presta serviços de alimentação a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) da rede pública do Distrito Federal, começaram uma uma paralisação nesta quarta-feira (15/1) por não terem recebido salários em janeiro. O pagamento, referente ao trabalhado em dezembro, deveria ter sido efetuado no dia 5, mas ainda não caiu na conta dos trabalhadores. Devido ao atraso, 70% dos empregados de seis hospitais começaram o protesto e só devem voltar quando os salários forem pagos.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições Coletivas, Refeições Convênio, Refeições a Bordo de Aeronaves de Brasília (SINTERC-DF), que atende a categoria, informou que hospitais regionais da Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Gama e Guará estão com apenas 30% dos funcionários da alimentação trabalhando. A manutenção de parte do quadro cumpre a legislação em manter o serviço alimentício para pacientes e acompanhantes.

De acordo com comunicado divulgado pela diretoria da Sanoli, a falta de pagamentos da folha de dezembro ocorreu pelo "esgotamento da capacidade financeira" da empresa. A ausência de recursos estaria relcionada a atrasos em repasses da Secretaria de Saúde do Distrito Federal nos últimos anos.

"O não recebimento de valores, alguns devidos desde 2014 pela SES/DF, levou ao esgotamento de nossa capacidade financeira, razão pela qual não conseguimos pagar a folha salarial dos nossos colaboradores. Viemos alertando a SES/DF por reiteiradas correspondências sobre a gravidade do momento, bem como risco de falta de gêneros alimentícios e de pessoal", diz trecho da nota compartilhada pela assessoria.

A Secretaria de Saúde, por sua vez, declarou que está dentro do prazo de pagamento à Sanoli, e que não houve atrasos por parte da pasta. A assessoria disse ainda que as refeições estão sendo servidas normalmente nos hospitais. "A nota referente aos serviços prestados em dezembro foi entregue pela empresa há 10 dias. De acordo com o contrato, o prazo para a Secretaria de Saúde efetuar o pagamento é de 30 dias após a apresentação da nota", informou a pasta ao Correio.
 
*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags