Cidades

Distritais acionam Justiça contra aumento de passagens no DF

O documento encaminhado à 4ª Vara da Fazenda Pública do DF foi assinado pelos distritais Chico Vigilante (PT), Arlete Sampaio (PT), Fábio Félix (PSol) e Reginal Veras (PDT)

Correio Braziliense
postado em 15/01/2020 17:32
Desde segunda-feira (13/01), as passagens aumentaram 10%Deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) protocolaram ação popular na 4ª Vara da Fazenda Pública do DF contra o aumento das passagens no transporte público da capital. O documento, encaminhado nesta quarta-feira (15/1) à Justiça, foi assinado pelos distritais Chico Vigilante (PT), Arlete Sampaio (PT), Fábio Félix (PSol) e Reginaldo Veras (PDT).  

Entre as justificativas elencadas pelos deputados no documento encaminhado ao Judiciário, está a redução nas despesas com a manutenção do Sistema de Transporte Público, em 2019, que caiu 141% no período. Além disso, os parlamentares destacaram que já ocorreram reajustes tarifários entre 2016 e 2020, o que torna a medida desproporcional e irrazoável.  

Os deputados também ressaltaram que o uso do transporte público, na grande maioria, é feito por pessoas de baixa renda e que a remuneração do brasileiro sofreu estagnação “nos últimos anos”. “A política tarifária adotada pelo atual Governo do Distrito Federal promove uma inversão do ônus econômico de financiamento do transporte público coletivo, uma vez que onera somente as receitas diretamente arrecadadas pelos usuários, sem otimizar a arrecadação das outras receitas previstas contratualmente”, ressaltou o texto.  

A ação popular é o instrumento jurídico que deve ser utilizado para impugnar atos administrativos comissivos ou omissivos que possam causar danos ao patrimônio público e a sua coletividade.  

Aumento

Desde segunda-feira (13/1), os brasilienses tiveram um acréscimo de 10% no preços das passagens de ônibus e metrô. O reajuste foi publciado no Diário Oficial do DF de sexta-feira (10/1). Todas as 826 linhas de ônibus, incluindo circulares internas (141), curtas (273) e longas/integração (412), tiveram os preços reajustados. As passagens passaram a variar de R$ 2,75 a R$5,50.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags