Cidades

Faixas exclusivas da EPTG passam a valer nos fins de semana e feriados

Decisão, publicada no Diário Oficial do DF nesta quarta-feira (15/1), é consequência da aquisição de coletivos com portas dos dois lados

Correio Braziliense
postado em 15/01/2020 21:39
Em março de 2019, GDF deu início a sistema de inversão das faixas exclusivas. Mudança valeu até o início desta semana O corredor exclusivo da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que valia apenas em dias úteis, passará a funcionar sob esse modelo também nos fins de semana e feriados. A partir desta quarta-feira (15/1), somente ônibus, táxis e escolares poderão trafegar de domingo a domingo nas faixas da esquerda da via.

A medida, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), se assemelha ao modelo do corredor do BRT Sul, mas ainda não se estende à Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), onde a faixa exclusiva funciona apenas de segunda a sexta-feira. A mudança passou a valer depois de o Executivo adquirir coletivos com portas dos dois lados.

Multa

Quem trafegar nas faixas e corredores exclusivos em veículos comuns comete infração grave e, se flagrado, perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa para o condutor nessa condição é de R$ 195,23.

Neste ano, houve abono da punição para quem circulasse pela faixa sem autorização. No entanto, a exceção valeu apenas na segunda-feira (13/1), primeiro dia de implantação da nova rotina de circulação dos ônibus recém-comprados.

Aumento das passagens

Na semana passada, o GDF anunciou um reajuste de 10% nas passagens de ônibus do Distrito Federal, que passou a valer na segunda-feira (13/1). No entanto, nesta quarta-feira (15/1), o governador, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que reduzirá duas das tarifas em R$ 0,05. A mudança, segundo o chefe do Executivo, não decorreu dos pedidos na manifestação de terça-feira (14/1), mas da necessidade de facilitar o troco dos passageiros. 

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags