Cidades

Recanto das Emas recebe festival de skate, com disputa, palestras e shows

A festividade acontece na próxima semana e vai contar com nomes conhecidos, como o skatista Testinha

Correio Braziliense
postado em 17/01/2020 18:54
Para quem curte Rock, skate e, ainda quiser se informar com questões ambientais, o evento pode ser uma boa alternativaO Circuito Candango de Skate vai promover competições esportivas, palestras e shows musicais. Os festival acontece na Quadra 300 do Recanto das Emas, em 25 e 26 de janeiro. A locução do campeonato de skate vai ficar por conta do experiente skatista Testinha. A entrada é franca. 

Além dos campeonatos, o evento vai oferecer shows à noite, com bandas de rock, como Os cabelo duro. O festival também tem como um dos intuitos a responsabilidade ambiental, chamando a atenção para a importância de tratar os resíduos gerados de forma correta e dar uma destinação adequada ao lixo eletrônico, visando o menor impacto possível ao meio ambiente.

Campeonato esportivo

O Campeonato de Skateboard vai ocorrer na manhã e tarde nos dois dias do evento. Serão quatro categorias: feminino, mirim, iniciante e amador. Os vencedores receberão medalhas e troféus. A arbitragem fica a cargo de cinco esportistas experientes, contando com a participação de jurados residentes em outras unidades da Federação.
 
São 50 vagas para cada categoria. A mirim abrange meninos de nove a 12 anos de idade. A modalidade para adolescentes também será voltada para o público masculino, com participantes de 13 a 15 anos de idade. A categoria feminina poderá contar com competidoras de todas as idades. E por fim, os amadores, em que serão aceitos jovens e adultos a partir dos 16 anos de idade.
 
A premiação será dividida em kit de La Crew para a melhor manobra; troféus para os 1º, 2º e 3º colocados; medalhas para o 4º ao 10º colocados. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo formulário disponível no site oficial do evento: https://skatecandango.wixsite.com/circuito

Palestras

Vão ser oferecidas seis palestras com uma hora de duração, cada. As inscrições podem ser realizadas no site do campeonato ou, uma hora antes, no próprio local do evento.
 
1. Lixo eletrônico e responsabilidade ambiental
Vai contar os aspectos socioeducativos relacionados com uma questão que preocupa diversos cidadãos: o que é lixo eletrônico? Qual o impacto ambiental do lixo eletrônico? Como descartar?
 
2. O skate e as suas possibilidades educacionais
Nesta palestra, vai ser apresentada a relação do skate (movimentos do objeto, comportamento físico, químico e cerebral dos atletas, benefícios para a saúde, dentre outras ocorrências) e a sua aplicação em disciplinas escolares, a exemplo de biologia, educação física, física, química e matemática. 
 
3. Montagem e manutenção de skate
Oficina teórica e prática sobre como trabalhar e lidar com o equipamento esportivo do skate. Dicas de manutenção e aula prática de montagem e desmontagem.
 
4. Lixo eletrônico e responsabilidade ambiental
A mesma oficina ministrada no sábado será oferecida no domingo, considerando a importância da conscientização social e ambiental.
 
5. Lesões no skate - prevenção e reabilitação
Uma das grandes frustrações e dificuldades dos atletas é uma possível lesão. A palestra vai abordar aspectos de precaução ao praticar o esporte e dar dicas para uma reabilitação segura e eficiente.
 
6. História do skate no Brasil e em Brasília
Palestra sobre o contexto geral da modalidade, desde sua origem até a prática nos dias atuais, considerando tanto o cenário do Distrito Federal quanto o nacional. Exemplos de sucesso e de como o skate mudou positivamente a vida de pessoas. Curiosidades, mitos e verdades, as dezenas de modalidades pertinentes, a inclusão de deficientes no esporte e o caráter sociocultural.

Shows musicais

Os shows de rock vão ser após as competições, reunindo bandas com trabalho reconhecido no DF. Sábado, se revezarão no palco as bandas Penúria Zero e Função Inversa. No domingo, será a vez de Os Cabelo Duro e Káustika.

Programação

25 de janeiro de 2020 - Sábado 
09h às 10h - Treinos Livres - Mirim
9h30 às 10h30 - Palestra: Lixo eletrônico e responsabilidade ambiental
10h às 11h - Eliminatórias Mirim
11h às 12h - Final Mirim
12h às 12h30 - Cerimônia de premiação Mirim
12h às 14h - Intervalo Manutenção Pista
14h às 15h - Treinos Livres - Iniciante
14h15 às 15h15 - Palestra: O skate e as suas possibilidades educacionais
15h às 16h30 - Eliminatórias Iniciante
15h30 às 16h30 - Palestra: Montagem e manutenção de skate
16h30 às 18h - Final Iniciante
18h às 18h30 - Cerimônia de premiação Iniciante
18h30 às 20h30 - Show de encerramento - Penúria Zero e Função Inversa
 
26 de janeiro de 2020 - domingo 
9h às 10h - Treinos Livres - Feminino
9h30 às 10h30 - Palestra: Lixo eletrônico e responsabilidade ambiental
10h às 11h - Eliminatórias Feminino
11h às 12h - Final Feminino
12h às 12h30 - Cerimônia de premiação Feminino
12h às 14h - Intervalo Manutenção Pista
12h30 às 13h30 - Palestra: História do skate no Brasil e em Brasília
14h às 15h - Treinos Livres - Amador
14h15 às 15h15 - Palestra: Lesões no skate - prevenção e reabilitação
15h às 16h30 - Eliminatórias Amador
16h30 às 18h00 - Final Amador
18h às 18h30 - Cerimônia de premiação Amador
18h30 às 20h30 - Show de encerramento – Káustika e Os Cabelo Duro
 
O Circuito Candango de Skate, idealizado pela Programando o Futuro e realizado com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo, tem como intuito consolidar o Distrito Federal como um dos polos nacionais do skate e incentivar a prática desta modalidade esportiva olímpica. Além disso, o Recanto das Emas tem a pista de skate mais bem conservada do DF e a intenção é revitalizar o espaço, promover o intercâmbio entre atletas, dar visibilidade a jovens talentos e propiciar a inclusão social da população

Serviço

Data: 25 e 26 de janeiro de 2020
Local: Quadra 300 do Recanto das Emas
Entrada Franca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags