Cidades

Desfile de carro de boi propicia viagem no tempo pelas ruas de Pirenópolis

Reduto de brasilienses, a histórica cidade goiana recebeu ontem o 13º desfile de carros de boi. Procissão, que encanta moradores e turistas, presta homenagem a São Sebastião, padroeiro dos agricultores

Correio Braziliense
postado em 19/01/2020 08:00
Reduto de brasilienses, a histórica cidade goiana recebeu ontem o 13º desfile de carros de boi. Procissão, que encanta moradores e turistas, presta homenagem a São Sebastião, padroeiro dos agricultoresPelas ruas de pedras históricas da charmosa e aconchegante cidade de Pirenópolis (GO), diversos carros de boi passaram, ontem, em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, na 13ª edição do desfile em louvor à festa centenária de São Sebastião.

Com bênção do Padre Augusto César, vários produtores rurais da região participaram da festa. Reunidos na sede do Sindicato Rural de Pirenópolis, eles partiram em direção à matriz, erguida em 1727, passando pela Igreja Nosso Senhor do Bonfim, de 1759.

A população acompanhou o desfile ao lado dos turistas com alegria, curiosidade e devoção. “Participo em agradecimento ao santo protetor dos agricultores e moradores da roça e me sinto orgulhoso por minha neta caminhar e participar comigo”, comenta o fazendeiro Roberto Machado, 70 anos. Com a neta Julia Lopes Machado, 14, ele saiu da fazenda Babilônia, que fica a 30 quilômetros do município, para acompanhar a procissão.

A festa em louvor a São Sebastião, protetor contra epidemias, guerras e fome, acontece de norte a sul do país e, em cada localidade, apresenta peculiaridades e crenças singulares. Em Pirenópolis, cidade que é reduto de brasilienses e cuja arquitetura é marcada pelos casarões, a procissão dos carros de boi oferece uma viagem no tempo. Até meados do século passado, eles eram muito utilizados na lida das fazendas para transportar as colheitas, e São Sebastião é o santo devotado, principalmente, pelos fazendeiros e produtores locais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags