Correio Braziliense
postado em 19/01/2020 04:07
São Salvador Alimentos
Sucesso por meio do agronegócio
Olhando para trás, quem diria que o trabalho de um produtor rural chegaria tão longe? Trata-se de Carlos Vieira Cunha que, nos anos de 1970, construiu o primeiro aviário de frango de corte em Itaberaí (GO), a 270 km de Brasília. À época, ele chegava a dirigir 4 mil km por semana em uma kombi, fazendo viagens à cidade de Uberlândia (MG) para a compra de pintinhos. Após anos de trabalho, parcerias e expansão, tornou-se sócio do empresário José Garrote. Em 1986, eles intensificaram o trabalho, criando o primeiro abatedouro da que viria a ser uma das maiores produtoras de proteína animal do país: a São Salvador Alimentos (SSA).
Trinta e nove anos após o início da parceria, a empresa responsável pela marca SuperFrango e Boua comercializa mais de 100 produtos no Brasil e no exterior. São peças inteiras e cortes de frangos, resfriados e congelados, filés de tilápia, linguiças, hambúrgueres, batatas, vegetais congelados, entre outros. Ao todo, são 25 mil clientes, que proporcionam mais de 90 mil entregas entre o Distrito Federal e os estados da Bahia, de Goiás, de Mato Grosso, de Minas Gerais, do Pará, do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Tocantins.
“No início, nada foi fácil. Por conta dos altos custos para construir e equipar o abatedouro, a empresa ficou sem capital de giro. Também surgiram problemas na linha de produção. Isso exigiu adequações nas máquinas, redução de custos, aumento da produtividade e mudança na política comercial da empresa. Feitos os ajustes, a SSA passou a crescer rápido nos anos de 1990. Ganhou fôlego financeiro para investir na expansão e se posicionar hoje entre as maiores indústrias de aves do país”, afirma o diretor administrativo e financeiro da SSA, Hugo Garrote.
O representante da empresa ressalta o recém-reconhecimento ao trabalho da produtora de alimentos. No fim de 2019, a São Salvador Alimentos foi premiada na categoria Melhor Indústria de Aves e Suínos do País, no ranking Melhores do Agronegócio, feito pela revista Globo Rural.
“Para nós, é uma honra ter esse reconhecimento entre as 500 maiores empresas do agronegócio brasileiro. Reforça nosso compromisso com consumidores, parceiros e colaboradores. É fruto direto da nossa política de acreditarmos no potencial do nosso negócio, dos nossos colaboradores e no Brasil”, declara Garrote. O diretor ainda destaca que a empresa atingiu o feito por desenvolver um trabalho constante com “ética, responsabilidade e guiado por princípios de sustentabilidade ambiental”.
Impacto econômico
A empresa contribuiu fortemente com o cenário econômico da Região Noroeste de Goiás desde o início dos anos de 1990. Por conta do trabalho da SSA, centenas de fornecedores se instalaram na cidade-sede para fornecimento de serviços, como produtores de milho e soja, que atendem à demanda da alimentação de animais. Dos 246 municípios de Goiás, Itaberaí é hoje o 27º mais rico. Além disso, foram implementados 814 aviários de frangos de corte e matrizes em 34 outras cidades da região.
Atualmente, com 7,5 mil funcionários — somados diretos e terceirizados —, a empresa entra em um novo processo de expansão. No primeiro trimestre deste ano, a São Salvador Alimentos vai inaugurar uma nova fábrica, em Nova Veneza (GO). A instalação, que teve o investimento de R$ 450 milhões, terá capacidade de processamento de 60 mil aves por dia, podendo atingir a máxima de 320 mil aves.
“Com isso, vamos potencializar a produção e gerar maior volume tanto para o mercado interno quanto para o externo. São ações que vão permitir o aumento da área de cobertura das nossas marcas e nos locais mais próximos dos consumidores”, compartilha Garrote. O executivo ainda declara ter boas expectativas para o ano de 2020: “A meta é sempre manter o crescimento produtivo, de vendas e de geração de empregos e renda e, assim, posicionar-se como uma das maiores empresas do setor agroindustrial do Brasil”.
Aniversário
Correio e os 60 anos de Brasília
Uma capital que começou com um sonho. Ganhou forma em meio a traços arquitetônicos e vida, com a chegada de migrantes de diferentes cantos do país e dos que aqui nasceram. Brasília, a cidade que não cabe em palavras e continua em constante mutação completa 60 anos em 21 de abril próximo. Para comemorar essa história, o Correio Braziliense, que nasceu com a capital, lança um projeto: Aniversário de Brasília 60 anos.
Haverá uma série de matérias, um caderno especial e um site com conteúdo comemorativo. Aos sábados, a partir de 13 de março, o jornal vai publicar reportagens sobre Brasília. São conteúdos de preparação para a data comemorativa, com curiosidades e histórias sobre a capital federal.
No esperado 21 de abril — dia oficial do aniversário —, o Correio vai publicar um suplemento com conteúdo exclusivo em homenagem à cidade. Apresentação da história e um pouco do que os brasilienses conquistaram ao longo desses 60 anos estarão presentes ao longo de 32 páginas impressas.
Na internet, durante 45 dias, um site exclusivo para os 60 anos abrigará o projeto. Um espaço com conteúdos e publicações voltadas para o aniversário, que terá participação dos leitores. Fotos postadas em redes sociais com a hashtag #60anosdebsb serão exibidas em uma parte de destaque do site.
Para saber mais sobre os projetos, ligue (61) 3214-1210 ou entre em contato pelo e-mail comunicacaomkt.df@diariosassociados.com.br. O acesso ao e-mail também pode ser feito pelo QR Code disponível acima.
Gente...
Edmar Monthé
Alternativa de alimentação saudável para os brasilienses
Tudo começou há quatro anos, com o desejo de Edmar Monthé em investir no ramo da alimentação saudável. Em dezembro de 2015, o capixaba abria a primeira loja da Bio Mundo em um shopping da Asa Norte, oferecendo uma variedade de produtos para quem buscava adquirir alimentos naturais. Entre alternativas sem glúten e sem lactose e compras de grãos e farinhas a granel, a iniciativa cresceu. Virou franquia e chegou ao fim de 2019 com 100 lojas espalhadas pelo Brasil.
Na expectativa de continuar a expansão e alcançar o primeiro posto do segmento no país, Edmar Monthé, CEO da Bio Mundo, reforça o objetivo da empresa: “A ideia principal é agregar todos os tipos de produtos para uma alimentação saudável e qualidade de vida em um único lugar, com preços mais acessíveis”. A meta do executivo é baseada na confiança e na variedade de produtos e nos serviços oferecidos. “Temos uma linha completa de produtos naturais. Nutrição esportiva, com as principais marcas do mercado, e os granéis, que tiveram uma ótima aceitação do consumidor”, diz Monthé.
O empresário aponta que a modalidade de vendas por peso foi um dos pontos-chave do negócio, pois possibilitou uma maior variedade do que é vendido. “Com o granel, conseguimos explorar um mix mais variado, como farinhas, chás e temperos. A pessoa pesa e compra a quantidade que deseja. É muito mais econômico e evita desperdícios”, pontua.
Na vertente da responsabilidade social, a loja de alimentos faz uso de sacolas biodegradáveis e incentiva clientes a levarem potes de vidro para a compra a granel. Além dos cuidados ambientais, em setembro do ano passado, a empresa fez uma campanha com o Centro de Valorização da Vida (CVV). Na época, todas as castanhas-do-pará vendidas pela rede no mês tiveram parte do valor (4%) revertida para o CVV. O mês, que recebeu a identidade de Setembro Amarelo, é um período representativo para ações contra o suicídio no país.
O que desejava conquistar quando escolheu empreender?
Empreender para mim é como uma missão. Tenho a oportunidade de criar empregos e desenvolver pessoas profissionalmente. Hoje, ofereço 1,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.
Que desafios enfrenta nos negócios?
Atualmente, a Bio Mundo cresce com o modelo de franquias, e os principais desafios são escolher o melhor ponto possível para os franqueados e selecionar e treinar a melhor equipe para o negócio. Fazemos isso com o foco de obter um negócio saudável financeiramente.
Qual é o diferencial da Bio Mundo?
Temos a loja mais completa no nosso segmento e com uma equipe extremamente treinada e preparada para oferecer o melhor atendimento.
Qual é o público-alvo?
Conseguimos atingir vários nichos. Pessoas que sofrem de alguma intolerância, alérgicos e veganos. Pessoas preocupadas com a estética e as que querem se cuidar ou prevenir doenças.
Que qualidade o senhor valoriza nos funcionários na hora de montar a equipe? Como mantém o grupo motivado?
Gosto de trabalhar com pessoas que precisam do emprego. Porque a necessidade cria comprometimento. Como sou focado na entrega de resultados, gosto de contratar colaboradores com essa pegada. Mantenho o grupo motivado criando metas alcançáveis, estimulando o batimento delas e gratificando quem alcança.
Notas...
Nova previsão de produção agropecuária
O Ministério da Agricultura projetou, na terça-feira, um novo valor bruto para a produção agropecuária do Brasil, o chamado VBP. As estimativas indicam que, em 2020, a produção deve alcançar os R$ 581,6 bilhões. A nova expectativa é inferior ao valor projetado em dezembro pela pasta. Na época, eram esperados R$ 584,6 bilhões. A diminuição foi feita após o principal produto da exportação brasileira, a soja, ter sido prejudicada pelo tempo quente e seco. O problema se deu, principalmente, nos estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná. Mesmo com a redução, a projeção para o ano é 2% maior que o registrado em 2018. Naquele ano, os produtos que puxaram a alta do VBP foram o algodão, o café e a soja.
Confiança do empresário no comércio aumenta
De acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a confiança do empresário do comércio em janeiro aumentou e tem o melhor resultado desde o primeiro mês de 2013. Os 126,6 pontos alcançados neste mês também superam em 2% o alcançado em dezembro de 2019. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 4,7%. A pontuação deste mês é, ainda, a maior desde março do ano passado. Em relação ao índice que mede as condições do empresário do comércio, houve variação mensal positiva de 1,4%, alcançando 108,2 pontos, melhor resultado desde março de 2019. É o segundo mês em que o índice fica acima dos 100 pontos, após seis resultados consecutivos abaixo desse patamar. A maioria dos empresários, cerca de 57%, afirma que as condições atuais da economia estão melhores em comparação às do ano passado. Em janeiro de 2019, eram 44,7%.
Veículos terão IPVA reduzido
Os motoristas do Distrito Federal terão redução de 0,5% na alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) neste ano. No caso, aqueles que pagavam 3,5% do valor do veículo (automóveis, caminhonetas e utilitários) passam a pagar 3%. Para ciclomotores, motocicletas, motonetas, quadriciclos e triciclos, a alíquota cai de 2,5% para 2%. Veículos de carga com lotação acima de 2 mil kg, caminhões tratores, micro-ônibus e ônibus pagarão 1%, e não mais 1,25%. Contudo, condutores que adquiriram veículos zero-quilômetro em 2017, 2018 e 2019 e tiveram isenção do imposto, pagarão 0,5% a mais, conforme determina a legislação específica para esses casos. Desse modo, o proprietário de um automóvel zero-quilômetro comprado entre 2017 e 2019, pagará 3,5% do valor do veículo em 2020 — 3% da alíquota geral mais 0,5% previsto em lei. Sem a redução, os proprietários desses veículos pagariam 4%. Mais informação no site da Secretaria de de Economia: www.economia.df.gov.br.
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