Correio Braziliense
postado em 20/01/2020 04:15
Diferentemente do que havia anunciado, no sábado, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, os erros identificados nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não se restringiram ao segundo dia de provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar, hoje, as conclusões do trabalho da força-tarefa encarregada de revisar os resultados, em cada área do conhecimento, relativos aos dois do exame.
A equipe técnica do Inep trabalhou, ontem, na tentativa de identificar possíveis inconsistências no processo de correção dos testes. Em um vídeo no perfil do
Inep no Twitter, o presidente do instituto, Alexandre Lopes, assegurou que, amanhã, poderão ser feitas, “com tranquilidade e dentro do prazo”, as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU), pelo qual os estudantes se candidatam a vagas em universidades públicas.
No sábado, Lopes confirmou que a correção do Enem 2019 teve um erro que pode ter prejudicado até 30 mil candidatos. É um número que representa perto de 1% dos 3,9 milhões de inscritos.
O Inep passou a revisar os resultados depois que estudantes reclamaram, nas redes sociais, que as notas divulgadas não correspondiam a sua real performance na prova.
Weintraub havia informado que o problema foi causado por uma troca de gabaritos do segundo dia de provas e frisou que um número “muito baixo” de alunos foi afetado.
Também pelo Twitter, a União Nacional dos Estudantes (UNE) criticou a atuação dos responsáveis pela organização do Enem. “O Ministério da Educação, além de negligenciar a denúncia dos estudantes em primeiro momento, ao reconhecer os erros, ainda tenta apontar como casos isolados e não adiou a inscrição do Sisu”, reclamou a entidade.
“Por isso, estamos recolhendo casos de estudantes prejudicados, o que pode também afetar todo sistema de avaliação do Enem, para denunciar na Justiça essa incompetência que pode colocar em jogo o futuro de milhões de jovens e ainda dar espaço para questionamento do exame”, acrescentou.
A UNE pede que os estudantes que identificaram erro na nota do Enem informem o problema pelo e-mail erronoenem2019@gmail.com. Já o Inep disponibilizou o endereço enem2019@inep.gov.br para que receber as reclamações dos candidatos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.