Cidades

Inmet emite alerta de tempestade para a tarde desta quarta-feira (22/1)

A previsão é de chuvas intensas, que podem chegar a 60 milímetros por hora, com ventos intensos

Correio Braziliense
postado em 22/01/2020 14:20
Inmet emite alerta de tempestade para a tarde desta quarta-feiraO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas no Distrito Federal na tarde desta quarta-feira (22/1). A previsão aponta que o volume total de chuva varie entre 30mm e 60mm por hora ou até 100mm por dia, com ventos intensos.

A previsão de chuva intensa continua até sábado (24/1), com risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. O aviso se estende aos moradores de Goiás.

A Defesa Civil também alertou para a possibilidade de alagamentos e inundações.

Confira dicas para se proteger:

- Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
 - Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Caso haja destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer num lugar fechado e procurar abrigo para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha;
- Evite segurar objetos metálicos longos e locais que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios. Áreas abertas como campos de futebol e estacionamentos não são indicadas;
- Durante chuvas, a orientação é não entrar em piscinas devido ao risco de raios e descargas elétricas;
- Evite passar por locais alagados. Caso o condutor não consiga ver o meio-fio, o ideal é mudar de rota. Em caso de alagamento, a orientação é sair do carro e procurar um local seguro. 

Em casos de acidentes, procure a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) (telefone 193).

* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags