Cidades

Tempo fechado no DF: chuva ultrapassou a média prevista em algumas regiões

Chuva e céu nublado marcam o tempo nesta sexta-feira (24/1) e continuam na capital até domingo, pelo menos

Correio Braziliense
postado em 24/01/2020 07:49
Chuva e céu nublado marcam o tempo nesta sexta-feira (24/1) e continuam na capital até domingo, pelo menos“Tempinho bom para ficar na cama!”, pensaram vários brasilienses nesta sexta-feira (24/1). Não é para menos, afinal, o sol também não saiu e é a chuva que domina as ruas do Distrito Federal. A uma semana do fim do mês, o volume de chuva já ultrapassou a média de janeiro em algumas regiões. E quem já começa a planejar o fim de semana pode se preparar para mais dias fechados na capital.

“A previsão para esta sexta e para o sábado e domingo é de tempo encoberto. A chuva aparece de forma mais constante, passando em alguns momentos, voltando em outros e com a possibilidade de vir forte”, detalha o meteorologista Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Além do guarda-chuva, o brasiliense pode preparar o casaco. “Temos essa chuva e uma sensação de frio um pouco maior por conta do vento. Hoje, do jeito que estamos vendo, o sol nem mostra a cara”, brinca o especialista. Em alguns momentos do dia, o céu pode ficar mais aberto, mas a máxima não deve passar os 23ºC.

A mínima registrada pela manhã foi de 19ºC. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 95%. Outros números relevantes para entender o tempo no DF são do volume das chuvas em janeiro. Historicamente, a média de chuva na capital neste mês é de 209.4mm, mas esse valor já foi ultrapassado em algumas regiões.

“Para calcular a média, a gente pega dados estatísticos das estações, com base em mais de 30 anos de análises. Nesta sexta, percebemos que algumas regiões já superaram esse valor previsto, como Águas Emendadas, com aproximadamente 226mm, Gama, com aproximadamente 300mm, e Brazlândia, com aproximadamente 326mm”, explica Olívio.

Nas regiões do Plano Piloto, choveu cerca de 168mm até este dia 24 de janeiro, mas o número deve ultrapassar a média até o fim do mês. “Estamos na área de aviso de muita chuva nos próximos dias, então, até domingo ou segunda-feira, pode chover ainda mais no Centro-Oeste”, finaliza o meteorologista.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags