Cidades

Sejus normatiza tratamento à comunidade LGBTI no socioeducativo

A iniciativa promove cursos de formação inicial e continuada para preparar profissionais das unidades socioeducativas quanto ao tratamento humanizado da população

Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 19:43

Jovem com as mãos sobre as pernas. Seu rosto não aparece na imagemA Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) publicou, nesta segunda-feira (27/1), a Portaria nº 4 no Diário Oficial da União que normatiza tratamento humanizado aos jovens e adolescentes LGBTI no sistema socioeducativo do Distrito Federal. Entre os direitos presentes estão o respeito ao nome social, o uso de vestimentas em acordo com a identidade de gênero e o acesso aos tratamentos hormonais e biopsicossocial de acompanhamento de seus processos de transição de gênero.


Segundo o secretário, Gustavo Rocha, a iniciativa é a primeira no âmbito do DF para o direcionamento e normatização do tratamento à população atendida. “O atendimento digno e respeitoso já ocorria nas unidades, que buscavam assegurar a esses adolescentes o direito de serem chamados pelo nome social e o reconhecimento da sua identidade de gênero. Mas, agora, isso foi transformado em regra”, explica.

 

A portaria proíbe qualquer forma de discriminação baseada na orientação sexual e identidade de gênero dos adolescentes e jovens acompanhados pelo Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). Além disso, estabelece a realização de cursos de formação inicial e continuada para preparar e capacitar profissionais das unidades em relação à perspectiva dos direitos humanos.

 

Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags