Cidades

A história de Brasília contada pelos candangos

Série criada por jornalista brasília retrata a memória da cidade a partir da visão candanga.

Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 17:43
As homenagens aos 60 anos de Brasília não param. Estreia nesta terça-feira (28/1) a série 60 Candangos, do jornalista Daniel Zukko, composta por depoimentos de diversas personalidades e suas relações com a cidade em admiração à cidade. O empresário Carlinhos Beauty, Carmem Teresa Manfredini - a irmã do cantor Renato Russo - , o ex-jogador de basquete Pipoka e Darc Brasil - ex-moradora da Vila Amaury - , são alguns dos entrevistados neste tributo.
 
De acordo com o criador da série, o propósito é representar todas as gerações candangas e suas visões a respeito de Brasília. “Desde pessoas que chegaram antes da inauguração até as que estão fazendo brasília ‘acontecer’ hoje, especialmente no âmbito cultural”, explica Zukko. A lista de convidados conta com vozes conhecidas e ‘anônimas’ como a de Darc Brasil, Nascida em Capinópolis (MG), veio para a capital em 1958 escondida em uma caixa de maçãs. Durante a construção da cidade, ela morou na Vila Amaury, que hoje se encontra submersa na região do Lago Paranoá. 
 
Nascido em Brasília em 1980, Daniel Zukko é apaixonado pela capital. O jornalista morou em torno de 10 cidades no Brasil por ser filho de militares, mas sua localidade preferida é no coração do país.  “Já conheci outros países, mas Brasília é o melhor espaço do sistema solar”, afirma ele. 
 
A série é composta por seis episódios de quatro a cinco minutos veiculados de segunda a sexta-feira, até o dia 17 de abril, nas redes do MinhaBrasilia. Quem estiver de passagem pelo Brasília Shopping ou pelo Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek também poderá conferir, de perto, a homenagem. Os depoimentos estarão no telão do mall e nos monitores de embarque do aeroporto.
 
Outros conteúdos estão disponíveis nas plataformas do canal como O Pequeno dicionário Candango com participação de humoristas brasilienses para explicar o dialeto candango. Diversas entrevistas pelas ruas de brasília com diversas personalidades como Jair Bolsonaro, Whindersson Nunes e Maria Paula Fidalgo. Outro programa é intitulado Asas e Eixos criado para apresentar a capital para todo mundo. Daniel Zukko conta também com o livro de ilustrações e textos, Cenas Candangas e sua marca de objetos de decoração e vestuário, Candanguisse.

Serviço

Data: 28 de janeiro a 17 de abril
Disponível nos seguintes canais: Youtube: minhabsb; facebook.com/minhabsb/; Instagram: @minhabrasilia
Telão Brasília Shopping; Telas dos portões de embarque do Aeroporto Internacional – Presidente Juscelino Kubitschek

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags