Correio Braziliense
postado em 29/01/2020 04:08
Quem passou ontem pelo Eixo Monumental viu uma cena que chamou a atenção: centenas de pessoas aguardavam, desde o começo da manhã, em uma fila que dava voltas no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. A espera, que deve se repetir hoje, era para uma entrevista de formação de cadastro para a empresa que presta serviços de limpeza à arena, a Dinâmica Facility. Os entrevistados vão compor um banco de talentos para concorrer à prestação de serviços em futuros eventos no local.
Todas as possíveis vagas serão regidas por um contrato de trabalho intermitente — tipo de atuação estabelecida na reforma trabalhista de 2017. Ao todo, a seleção englobou nove áreas de atuação, entre elas, auxiliar de serviços gerais, agente de portaria e brigadista. Todos os candidatos que foram ao local haviam preenchido anteriormente um cadastro da empresa. Eles estiveram no local para comprovar as informações, mas não houve contratação imediata.
Cleide Freitas, 34 anos, foi a primeira da fila. Moradora do Recanto das Emas, ela chegou às 8h de segunda-feira e passou 24 horas aguardando para tentar uma posição. “A disputa é grande para uma vaga de emprego, então, vim mais cedo para garantir”, afirma. Ela espera ser chamada para atuar na área de serviços gerais, e voltar ao mercado após dois meses desempregada.
Maria Clara Abreu, 18, chegou ao local na hora informada pela empresa, às 8h de ontem, e se deparou com a fila quilométrica. Acompanhada da mãe, que também está desempregada, e da filha de seis meses, a jovem relata ter dificuldade para conseguir a primeira experiência profissional. “Desde os 13 anos, eu tento uma vaga. Na época, busquei como jovem aprendiz e não fui chamada. Em tudo cobram experiência, mas ninguém dá a oportunidade”, lamenta.
Carlos Vilanova, gerente-geral da Dinâmica Facility, conta que cerca de 1,5 mil pessoas foram chamadas para a entrevista de ontem. A mesma quantidade é esperada para o processo de hoje. Segundo ele, o pedido para que as pessoas compareçam para formação de cadastro é uma forma de a empresa se preparar para concorrer a novos serviços. “Precisamos fechar um banco de talentos e estar prontos para o serviço. As contratações serão de acordo com o trabalho intermitente. Uma pessoa é chamada para vir no dia, trabalha oito horas, e recebe todos os benefícios, tendo a carteira assinada, conforme as diretrizes”, explica.
O consórcio Arena BSB, responsável pela gestão do complexo esportivo que inclui o Mané Garrincha, informou que cedeu espaço para o cadastramento de banco de currículos e entrevistas à empresa Dinâmica Facility, em virtude de a mesma estar contratada para a limpeza diária do Estádio Nacional.
Desemprego
Dados da última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostram que 313 mil pessoas estão desocupadas no DF. Pedro Garrido, economista do Conselho Regional de Economia do DF (Corecon-DF), atribui a alta procura por vagas à subutilização da força de trabalho na capital e a esse número de desempregados. “Os últimos dados que temos mostram a taxa de desocupação aumentando. Isto, somado à diminuição da renda real, provoca esse tipo de busca desesperada por emprego”, pontua.
Dicas para se diferenciar na seleção
por Marco Antonio Lucinda, professor de especialização de gestão de recursos humanos do Centro Universitário IESB
» Currículo enxuto
» Conhecer a empresa para a qual quer prestar serviços
» Saber se portar na entrevista
» Estar bem apresentado
» Ter cuidado com o que posta nas redes sociais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.