Cidades

Motoristas de aplicativo protestam por medidas de segurança

A manifestação foi realizada na manhã desta quinta-feira (30/1), no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. A principal reivindicação são melhores condições de trabalho

Correio Braziliense
postado em 30/01/2020 15:13
A manifestação foi no estacionamento do Mané GarrinchaEm meio ao sentimento de insegurança, motoristas de aplicativo se reúnem nesta quinta-feira (30/1) no estacionamento do Estádio Mané Garrincha para uma manifestação pedindo mais segurança. Pouco antes da reunião, um motorista foi encontrado pela Polícia Militar amarrado dentro do porta-malas do próprio carro.
 
"Antes de qualquer coisa, os aplicativos precisam ouvir os motoristas. Quem está no dia a dia, nas ruas somos nós. Os aplicativos não sabem praticamente de nada. Alguém responsável precisa tomar alguma medida. Não dá para ficar com esses constantes assaltos”, protestou o organizador da manifestação Manoel Scooby. 

Renato Cordeiro, 28, morador do Recanto das Emas, trabalha como motorista de aplicativo há pouco mais de um ano. Ele conta que já passou por uma tentativa de assalto: "Estava dirigindo.Três pessoas entraram no carro e começaram a me fazer perguntas sobre o veículo, se tinha seguro e se eu tinha câmera e conta-corrente. Para tentar sair da situação, falei que o carro quebrou quando chegamos a uma avenida movimentada em Ceilândia e eles desceram do carro”, explicou Renato. 
 
Os motoristas estão evitando passar em cidades satélites, preferido trafegar apenas no Plano Piloto, como é o caso da Adriana Nunes, 23, moradora de Samambaia. Ela é motorista de aplicativo há oito meses. “Antes rodava em qualquer cidade do Plano e nas regiões administrativas, mas parei porque "está muito inseguro. Ela conta que toma algumas precauções para evitar problemas.

"Entro em grupos, mando localização em tempo real para conhecidos, uso o 'zelo' (rádio), câmeras que também gravam áudio, rastreador, seguro, bloqueador", enumera. 

A manifestação foi organizada de forma “relâmpago”, com em torno de 30 motoristas, que se organizam para fazer um buzinaço nesta tarde de quinta-feira. Manuel, diz que um grande protesto está sendo organizado para 10 de fevereiro, a partir das 7h, começando no Estádio Mane Garrincha.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags