Cidades

Brasilienses de todas as idades comemoram o Dia de Dom Bosco em santuário

Dom Bosco é conhecido pelo trabalho voltado a jovens

Correio Braziliense
postado em 31/01/2020 12:59
A memória de Dom Bosco é celebrada anualmente em 31 de janeiroEm 31 de janeiro é celebrado o Dia de São João Bosco, copadroeiro da capital federal. Em homenagem ao santo que previu a existência da capital em sonho, brasilienses participaram de missas e ações no santuário localizado na Asa Sul. Pela manhã a missa das 7h abordou a bênção para os enfermos. Às 8h30, foi a vez da bênção das mochilas, com a participação de alunos do Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema) e do Colégio Dom Bosco.

A partir das 18h a programação segue com a missa da família salesiana e, às 19h30, haverá missa solene e encerramento. 

A primeira missa foi dedicada às pessoas que têm ou passam por alguma enfermidade e aos idosos. Maria Cecilia Silva, 62, moradora do Núcleo Bandeirante, diz que segue os pensamentos de Dom Bosco há 15 anos, mas só foi conhecer o santuário de Brasília nesta sexta-feira.

"Aqui é tão lindo, é a primeira vez que entro. Estou tão feliz, ainda mais nesta data tão especial, que o festejamos”, declarou Maria.   

O padre Márcio Teodoro, diretor pastoral das escolas, ressalta que a responsabilidade dos centros de ensino é garantir que o carisma de Dom Bosco não se perca. “O santo quis que a juventude sonhasse e sempre persistisse em buscar os sonhos. O ser humano que não sonha perde a expectativa de vida”, explicou.
 
Dom Bosco dedicou a vida para a salvação dos jovens e fundou grupos a família Salesiana  com esse mesmo propósito. Ele fundou grupos, como a sociedade salesiana de São Francisco de Sales – SDB (1859), o instituto Filhas de Maria Auxiliadora (1872) e a Associação dos Salesianos Cooperadores (1876). Outros grupos surgiram recentemente, caso de Voluntários com Dom Bosco (1994), Testemunhas do Ressuscitado (1984) e Irmãs da Visitação de Dom Bosco (1983. Ao todo são 31 famílias salesianas.

Dom Bosco previu a construção de Brasília

De acordo com o padre Jonathan Costa, o Santo da Juventude tevea visão de uma civilização surgir em torno de um lago. 

O padre aponta algumas coincidências entre o sonho de São João Bosco e a construção de Brasília, como a localização prevista por Dom Bosco, o surgimento de uma cidade entre os paralelos 15 e 20. 

Dom Bosco deixou outras contribuições como a Congregação Salesiana e o sistema preventivo de educação. "Para a época, ele era considerado o santo que via o invisível”, explica o padre. 
 
Jonatham diz que a partir do "trabalho pedagógico com os jovens, Dom Bosco reestrutura toda a pedagogia e a organização educacional do século 19. O santo visava jovens mais comprometidos que fossem protagonistas de seu aprendizado". 

Nascido na Itália pouco antes do período das guerras napoleônicas, ele teve uma infância humilde. O santo perdeu o pai com apenas 2 anos, tendo sido criado pela mãe, Margherita Occhiena, grande apoiadora do filho na fé.

*Estagiários sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags