Cidades

Polícia Civil ouve testemunhas de chacina em acampamento de ciganos

Tiroteio na tarde deste sábado (1º/2) deixou quatro pessoas mortas e duas feridas, em Sobradinho. Polícia apura se negociação de veículos de origem ilícita teria relação com os assassinatos

Correio Braziliense
postado em 01/02/2020 21:02
Dois dos três suspeitos de envolvimento no crime seguem detidos na 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho) A Polícia Civil ainda colhe depoimentos de testemunhas da chacina que aconteceu na tarde deste sábado (1º/2), em um acampamento de ciganos em Sobradinho. Após um tiroteio no local, na região conhecida como Rota do Cavalo, quatro pessoas morreram e duas ficaram feridas. Apesar de a linha de investigação ainda estar em aberto, há suspeita de que o caso tenha a ver com uma negociação de veículos de origem ilícita.

Ao Correio, o delegado Wellinton Fabres, plantonista que cuida do caso, afirmou que há três suspeitos de envolvimento no crime. Dois deles estão detidos na 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), unidade onde a ocorrência foi registrada; o outro se encontra no Hospital Regional do Gama (HRG).

“Temos algumas testemunhas e estamos fazendo oitivas para definir exatamente a dinâmica do crime e confirmar a autoria. Vamos aguardar a conclusão da perícia para definir exatamente o procedimento que vamos adotar”, comentou.

O delegado confirmou que duas das vítimas baleadas tratavam-se de ciganos moradores da comunidade. Uma delas encontra-se hospitalizada; a outra, morreu no Hospital Regional do Paranoá (HRPa). Além disso, no acampamento, a Polícia Civil encontrou veículos de origem ilícita, produtos de furto, roubo e adulterados.

“A questão do desacordo comercial ainda não está confirmada. Isso ainda vai ser analisado ao longo da investigação, que vai continuar, pois trata-se de um crime bárbaro, com muitas vítimas. É algo que deve ser analisado com cautela”, ressaltou Wellinton. 

O delegado-chefe da 13ª DP, Hudson Maldonado, comentou que, por enquanto, não há indicativos de que o crime tenha sido motivado por questões de preconceito. “Não há indícios, até o presente momento, de que tenha sido uma ação dirigida contra os ciganos por serem ciganos. Isso, até o presente momento, não ocorreu”, comentou.

“A principal linha seria um desacordo da comercialização de alguns veículos que parecem ser ilícitos. Nesse desacordo, houve troca de tiros, facadas, agressões e, infelizmente, a tragédia de pessoas mortas e feridas”, completou Maldonado.

Dois envolvidos internados 


Ao chegarem à cena do crime, a Polícia Militar e os bombeiros encontraram três mortos — com marcas de agressão física e lesões por armas branca e de fogo —, além de duas pessoas feridas. Os dois sobreviventes eram primos e moradores da comunidade cigana.

Eles foram levados para o Hospital Regional do Paranoá (HRPa). No entanto, um deles não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro segue internado. Ele informou à polícia que não tem relação com as três vítimas encontradas mortas e que nenhuma delas morava no acampamento.
 
Dois suspeitos de envolvimento nos assassinatos deram entrada nos hospitais regionais de Santa Maria e do Gama após o tiroteio. Um deles, atingido no braço, recebeu alta médica e foi levado para prestar depoimento na 13ª DP. O outro permanece internado. Um casal que transportou os dois atingidos para as duas unidades de saúde também serão ouvidos.

Colaborou Ricardo Daehn 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags