Cidades

Após fim do recesso, distritais priorizam pautas econômicas no DF

Mas, a Câmara também deve se voltar para o debate de questões polêmicas, como as privatizações e o aumento das passagens de ônibus

Correio Braziliense
postado em 02/02/2020 08:00
A maior parte das propostas será elaborada pela Secretaria de EconomiaOs deputados distritais retornam oficialmente ao trabalho nesta semana, após o recesso parlamentar. A primeira sessão ordinária de 2020 ocorre na terça-feira. Na volta aos gabinetes, propostas importantes estão em pauta, além da previsão de chegada de novos projetos do Executivo neste início de ano legislativo. A prioridade do GDF serão as matérias econômicas, mas a Câmara também deve se voltar para o debate de questões polêmicas, como as privatizações e o aumento das passagens de ônibus (leia Temas).
 
“O governo vai focar nos projetos mais voltados para a geração de emprego e renda”, adianta o secretário de Assuntos Legislativos, Bispo Renato Andrade (PL), responsável por articular a relação do GDF com a Câmara. As propostas estão em elaboração em diversas secretarias, e a intenção é de que o Executivo as apresente juntas, em um pacote. “Queremos fazer assim para que não chegue em cima da hora e deputados tenham tempo suficiente para analisar”, explicou.
 
A maior parte das propostas será elaborada pela Secretaria de Economia. O conteúdo não está fechado, e os projetos continuam sob análise técnica. A expectativa, no entanto, é de que a questão tributária seja um dos focos, com a possibilidade de redução de impostos. Além de ser promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha (MDB), a avaliação da equipe econômica é de que a queda nos tributos diminui  a inadimplência e, em consequência, aumenta a arrecadação.
 
Um dos projetos mais bem encaminhados desse pacote para ser enviado à Câmara é a criação de uma agência de promoção de investimentos no DF. A medida está em fase de estudos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e é requisito para a manutenção de um contrato entre o GDF e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O novo órgão ficaria responsável por centralizar a prospecção de negócios para a capital federal.

Em aberto


No ano passado, o Executivo conseguiu garantir a aprovação de 100 proposições. “Não ficou muita coisa do que apresentamos para trás, pois conseguimos emplacar 87% das matérias apresentadas”, comentou Bispo Renato. Algumas propostas prioritárias para o governo, no entanto, continuam em aberto na Câmara Legislativa.
 
As mudanças nas normas de uso e ocupação do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) é uma delas. A proposta do Executivo autoriza atividades industriais, comerciais, de serviços e institucionais na região, com prédios de até 15 metros de altura. A intenção inicial era de que o setor só abrigasse empresas gráficas, mas, nas últimas décadas, houve mudança do uso e, sem a legislação específica, há dificuldade para obtenção de alvarás e início de novos negócios.
“Esse projeto não é para interesse de um empresário ou outro. É para a sociedade. Ficar uma região no centro de Brasília em que não se pode fazer investimento é um prejuízo muito grande, não para o governo, mas para a cidade também”, destacou o secretário de Assuntos Legislativos. “O governo enviou o projeto. Agora a Câmara faça a parte dela.”

Polêmicas


Além da avaliação das propostas do governo, alguns temas polêmicos serão levantados pela oposição no início do primeiro semestre legislativo. As propostas de privatização enfrentam resistência, e o debate em torno disso deve esquentar com a proximidade de que a iniciativa do governo saia do papel em empresas como a CEB, o Metrô e na concessão da Rodoviária do Plano Piloto.
 
O aumento das passagens de ônibus também ficará em evidência. Os cinco deputados da oposição protocolaram um decreto legislativo contra o reajuste promovido pelo governo. Farão pressão para que o texto seja avaliado com celeridade, apesar de proposta semelhante ter sido barrada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) na legislatura anterior. “Vamos bater pesado nesses temas”, afirmou Chico Vigilante (PT).
 
A avaliação do GDF, em relação ao aumento, é de que a posição dos cinco deputados é política, mas a decisão do Executivo foi técnica. “Não basta dizer que não pode. É preciso apresentar um caminho. Se os deputados acharem outra solução, o governo sempre esteve aberto a mudar”, rebateu Bispo Renato.

Modernização


Os deputados voltarão à Casa com mudanças tecnológicas no controle de presença e no sistema de votações. Um painel eletrônico foi instalado, ao custo de R$ 1,9 milhão, durante o recesso para modernizar as atividades em plenário e deve estar em funcionamento na primeira sessão do ano.
O método usado até então para registro de presenças, com assinatura da folha de ponto, favorecia fraudes. No ano passado, a Operação Absentia investigou irregularidades nas marcações do deputado distrital Robério Negreiros. O parlamentar assinou presença entre 31 de outubro e 8 de novembro de 2018, quando estava na Flórida, nos Estados Unidos. Em várias oportunidades, ele negou má-fé, disse ter assinado por engano e ressaltou que sempre defendeu o sistema de ponto eletrônico.
 
Segundo o vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), o novo equipamento traz mais transparência e segurança. “Quem acompanhar a sessão vai saber quem está no Plenário e como está votando. A presença vai ser por biometria. Então, não há chances de fraudes nesse sentido”, afirma Delmasso.
 

» Temas 

Confira os assuntos que devem movimentar o debate na Câmara Legislativa no primeiro semestre  
 

Pacote de economia

» O GDF pretende enviar uma série de projetos voltados para a geração de emprego e renda. Estuda-se até a redução de alguns impostos. Propostas estão em elaboração.

SIG

» A proposta do GDF autoriza atividades industriais, comerciais, de serviços e institucionais na região do Setor de Indústrias Gráficas. Texto está na Casa desde 
o ano passado.

Cargos comissionados

» Projeto do governo altera a Lei Orgânica para retirar a obrigatoriedade de que 50% dos cargos comissionados sejam ocupados por servidores efetivos.

Privatizações

» A intenção do GDF de privatizar empresas públicas da capital causa resistência na Câmara. Embora a maioria das propostas não precisem ser referendadas pelos distritais, a oposição manterá a discussão aberta.


Aumento das passagens

» Deputados apresentaram decreto legislativo para barrar o aumento das passagens do transporte público. Iniciativa similar foi invalidada pelo TJDFT na legislatura anterior, mas oposição insistirá. 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags