Cidades

Plano Piloto e Sobradinho II terão coleta seletiva em fevereiro

Recolhimento de materiais recicláveis nas cidades começa nesta segunda-feira (3/2), saiba quais são as recomendações

Correio Braziliense
postado em 03/02/2020 09:50

Caminhões de coleta do SLU passarão periodicamente pelas duas regiões recolhendo materiais recicláveisPossibilitar o reaproveitamento de materiais como garrafas PETs, papéis e alumínios. É isso o que moradores do Plano Piloto e Sobradinho II poderão fazer com mais facilidade a partir desta segunda-feira (3/2). O serviço de coleta seletiva – que recolhe materiais recicláveis e os encaminha para centros de triagem para que sejam reaproveitados – do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) passa atender as duas regiões neste mês.

 

Parte do Plano Piloto já contava com a coleta seletiva. Pontos ainda não atendidos e que passaram a receber o serviço no centro da capital são: Setor Militar Urbano (SMU), Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan), Shopping Popular, Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e a Granja do Torto. No caso de Sobradinho II, a implantação vale para toda a região.

A ampliação do serviço ocorreu após o fechamento de novos contratos do SLU com empresas que prestam serviços de recolhimento, em outubro do ano passado. À época, as comunidades da Vila Planalto e da Vila Telebrasília passaram a receber o serviço. As cidades Gama, Fercal, Jardim Botânico, Planaltina, Vicente Pires e Recanto das Emas ainda não dispõem do serviço de coleta. Nesses locais, a entrega de materiais pode ser feita pelos moradores em pontos de recebimento do Papa-Entulho.

A expectativa da pasta é ampliar os pontos do serviço gradativamente para todo o Distrito Federal. Em 2020, é esperado que o SLU instale 244 pontos públicos de coleta voluntária, além de 21.086 novas lixeiras para vias públicas e a implantação de 386 contêineres seminterrados para que ocorra a coleta em áreas áreas de difícil acesso.

Recomendações de coleta

Para separar bem os resíduos domiciliares, a recomendação é que se utilize duas lixeiras diferentes no dia a dia: uma para os materiais recicláveis e outra para orgânicos e rejeitos. Os reciclados são materiais como papel, papelão, plástico, isopor e metal. Se possível, esse tipo de material deve ser descartado em um saco de cor verde ou azul.
 
No caso de rejeitos e materiais orgânicos, a recomendação é que que sejam colocados em sacos de cor preta ou cinza. Rejeitos são materiais que não podem ser reaproveitados de nenhuma maneira, como lixos de banheiro, fraldas descartáveis e papéis gordurosos. Os orgânicos são restos de alimentos e borras de café.

Vidros são recicláveis, mas o DF não dispõe de um local de tratamento do material, de maneira que a recomendação oficial é que seja tratado como rejeito. O descarte desse tipo de material deve ser feito o embalando em papéis, ou jornais antigos, para que funcionários da limpeza não tenham riscos de corte.

Todas as informações sobre horários e dias de coletas seletiva e convencional nas cidades estão disponíveis on-line, e podem ser acessadas pelo site do SLU.
 
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags