Cidades

Corrida ao altar: noivos do DF lutam para marcar data em igrejas disputadas

Além da ansiedade pré-nupcial, noivos têm de correr atrás para marcar a data do casamento na igreja escolhida. Há espaços concorridos, como a Catedral de Brasília

Correio Braziliense
postado em 04/02/2020 06:00
A administradora Alice Aguiar da Silva e o gerente de pós-vendas Douglas Pereira de Andrade mostram, com orgulho, o sonho realizado: o contrato de casamento na Catedral de BrasíliaConvites, bufê, vestido e padrinhos… Os meses que antecedem o dia do casamento são, geralmente, marcados por muita correria e ansiedade por parte dos noivos. Afinal, é um dos dias mais importantes da vida. Mas o que acontece quando a data desejada é concorridíssima entre os casais? Na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida, noivos viram a noite na fila para conseguir uma vaga. No Santuário Dom Bosco, as pessoas desembolsam altos valores para selar o matrimônio em meio aos vitrais exuberantes. Quem quer casar e tem a intenção de dizer o “sim” em alguns locais do Distrito Federal, precisa se programar.

A cerimonialista Gabriella Miziara confirma que entre as maiores dificuldades encontradas para marcar a data da celebração está a concorrência da agenda de determinadas igrejas. “Há locais que abrem a agenda uma única vez durante todo o ano, e as pessoas precisam ficar na fila de espera durante horas”, destaca. Gabriella explica que os preços também podem ser um problema. “Infelizmente, o valor para casar na igreja está muito alto, e não inclui nada além do local, como música e decoração. Os noivos acabam pagando por tudo isso e, querendo ou não, pesa no bolso”, reconhece.

Gabriella diz que o período de preparação de um matrimônio é quase sempre estressante. “Casamento envolve muitos detalhes, família, sonho, custos e gastos também. Com tudo isso, os noivos podem ficar um pouco ansiosos para o grande dia, e isso pode ser um problema. Então é preciso manter a calma sempre”, aconselha. Apesar de tudo isso, a cerimonialista adverte: “A noiva precisa lembrar que o mais importante ela já tem: o amor de sua vida. Para não pirar na véspera do grande dia, a dica é lembrar quem está à espera no altar”, acrescenta.

De acordo com a especialista, a melhor maneira de decidir o local do casamento é definir o estilo de cerimônia que o casal deseja ter. “Os noivos precisam saber se querem um casamento clássico, ao ar livre ou rústico. Quando souberem qual linha decorativa seguir, podem partir para a procura do local. Casamento bonito é aquele que reflete a personalidade do casal”, indica. Gabriella reforça também a importância do preparo e do apoio familiar nesse período: “Uma coisa muito válida é ter um orçamento bem definido. Se a família for ajudar, é importante que estejam todos juntos. Definir as prioridades e se basear nisso. O que não for prioridade a gente pode dar menos destaque”.

Inscrição

Formada por arcos adornados, e vitrais brancos e azuis circundados por um espelho d’água, a Catedral de Brasília carrega a honra de ser uma das igrejas mais concorridas entre as noivas. A administradora Alice Aguiar da Silva, 24 anos, e o gerente de pós-vendas Douglas Pereira de Andrade, 35, decidiram encarar a competição pela igreja. Com o casamento marcado para outubro, a noiva conta que sempre sonhou em casar no local, mas, para marcar a data, não foi fácil: “Hoje não é mais preciso dormir em filas para casar lá e sim se inscrever por meio de um formulário. Fiquei duas noites sem dormir esperando o formulário ser lançado para conseguir ser a primeira a preencher”, lembra.

A administradora explica que foi preciso persistência para conseguir a vaga. “Só consegui marcar de madrugada. Eu nem acreditei quando obtive a vaga”, diz, emocionada. Apesar das dificuldades para marcar o casório, Alice explica que o resto foi providenciado aos poucos. “Um dos problemas de casar lá é que precisamos entrar em acordo com a noiva que celebrará o matrimônio no horário próximo ao seu (por causa da decoração). Isso foi muito tranquilo, já que tínhamos o mesmo gosto”, diz. Para Alice, o valor não foi um problema: “No meu caso, são dois anos planejando e pagando todos os contratos, então não tive nenhuma dificuldade tão grande. O segredo é o planejamento, e está sendo como sempre sonhei”, afirma.

Durante o ano, são celebrados, em média, 50 casamentos na Catedral. De acordo com as informações cedidas pela secretaria paroquial, a agenda abre em junho, após a finalização do calendário da Arquidiocese de Brasília, que utiliza o espaço para suas celebrações.

Devoção e amor 

A composição dos vitrais azuis em comunhão com o enorme lustre do Santuário Dom Bosco faz parte dos sonhos de muitas noivas da capital. Foi o caso da advogada Maria de Fátima Costa, 28, e o servidor público Lemuel Joan Costa, 32. Ambos devotos de São João Bosco, padroeiro do local, a paróquia sempre foi uma das primeiras opções do casal. “A igreja sempre nos marcou de forma muito particular durante nosso namoro e também em nossa caminhada como católicos e músicos”, ressalta Maria. Para ela, terem realizado a cerimônia lá foi um sonho. “A celebração do matrimônio em si sempre foi o nosso cerne e, por isso, o fato de termos sido agraciados com o local concretiza a bênção de Deus em nossa união”, completa.

 

Devotos de Dom Bosco, a advogada Maria de Fátima Costa e o servidor público Lemuel Joan Costa optaram pelo sonho de casar no Santuário 



A marcação da data não foi fácil para os noivos. Em uma primeira tentativa, a advogada conta que não havia vagas disponíveis. “Chegamos a marcar na Catedral, porém, quando fomos à reunião, alguns detalhes nos fizeram desistir”, lembra. “Foi então que entregamos novamente para Deus e, pouco tempo depois, insistimos mais uma vez na Dom Bosco. Para nossa felicidade, uma pessoa havia desistido e conseguimos a tão sonhada data”, relata. Porém, Maria admite que a ansiedade também prejudicou o percurso. “O nervosismo para que tudo saísse como havíamos planejado e, também, lidar com alguns contratempos que acabam acontecendo, por mais que nos programássemos, foram alguns desafios que encontramos”, acrescenta.

Apesar dos obstáculos encontrados, a cerimônia, realizada em 2017, foi como sempre imaginou: “Muito mais do que o sonhado. Deus se manifestou de uma forma ímpar em nosso casamento, e nos fez experimentar muitas graças por meio da sua bondade”, acredita. Maria deixa a dica para as noivinhas: “Planeje e marque a data com antecedência, sempre priorizando a celebração como o mais importante. Por fim, confie sempre sua história de amor nas mãos de Deus, e tudo o mais vos será acrescentado”, sugere.

Segundo a secretaria do Santuário Dom Bosco, são realizados aproximadamente 55 casamentos por ano. A data de abertura da agenda é em dezembro, e não são marcados casamentos faltando dois meses para a data.

Juízes de paz

Cativar e emocionar os noivos. Essa é a missão do Cartório do Colorado, unidade especializada em casamento que traz uma estrutura diferenciada para os noivos. A advogada Sabrina Gomes de Oliveira, 24, e o administrador Matheus Gomes Araújo, 25, planejaram casar no local um ano antes. O matrimônio foi realizado em maio do ano passado, e eles contam que o desejo surgiu devido aos diferenciais do lugar. “Sempre foi meu sonho, pois é um lugar lindo, e os juízes de paz são muito bem preparados para a realização da celebração civil”, realça.

 

O casamento no Cartório do Colorado sempre foi um sonho para a advogada Sabrina Gomes e o administrador Matheus Gomes 


Mesmo reservando com sete meses de antecedência, Sabrina relata que o cartório não tinha a data que queriam, e precisou abdicar de alguns dos seus desejos para a celebração. “Uma das dificuldades foi conseguir uma data com o juiz de paz que queríamos. Tivemos que adaptar nossa agenda e horário para o que ele tinha disponível. Com isso, nossos parentes mais próximos não conseguiram ir”, lamenta. Para Sabrina, apesar dos contratempos, a cerimônia foi um sonho realizado. “Para as noivas e os noivos, a dica que eu dou é que, além de preparar tudo com antecedência, é de suma importância que aproveitem cada momento. O casamento é um marco muito importante e merece esse cantinho especial na nossa memória”, diz.

A pré-reserva do casamento no cartório é feita unicamente on-line, através do site www.casamento.cartoriocolorado.com.br, com o sistema de agendamento atualizado de segunda a sexta.

* Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira

Confira!

Cinco dicas de como lidar com as dificuldades na hora de marcar a data do casamento (Cerimonialista Gabriella Miziara):

1- Seja prevenido: as igrejas têm várias regras, então, para não passar por nenhum perrengue no grande dia, é ideal que você cheque o horário da cerimônia, a tolerância de horário e, caso ultrapasse o horário, quanto terá que pagar de multa para o local;

2- Observar as músicas que são aceitas: há muitos locais que só aceitam música sacra. Para os noivos que desejam entrar com algum fundo musical diferente, é importante ver quais são as regras da igreja;

3- Localização da igreja e do salão: geralmente, quando se casa em uma igreja, é preciso fazer a recepção em alguma casa de festas. Para não atrapalhar a locomoção dos convidados e dos noivos, é preciso estar atento a distância entre os dois ambientes;

4- Verificar a data dos locais contratados: antes de fechar o contrato, os noivos precisam estar atentos à disposição das datas dos ambientes escolhidos, para que não estejam disponíveis em períodos diferentes;

5- Checar se há outras noivas marcadas para o 
mesmo dia: é importante saber para combinar a decoração 
da cerimônia antes do dia.

Serviço

Catedral Metropolitana de Brasília
Data de abertura da agenda: junho
Valor: 3 salários mínimos
Forma de pagamento: dividido em três parcelas, sendo uma paga ao assinar o contrato; a segunda, 30 dias antes do casamento e a terceira, 10 dias antes.

Santuário Dom Bosco
Data de abertura da agenda: dezembro
Valor: às 11h — R$ 2 mil
19h30 e 21h — R$ 4 mil
Forma de pagamento:  o pagamento é 50% no fechamento do contrato e o restante até 90 dias para a cerimônia em dinheiro, transferência, cartão ou cheque.

Cartório Colorado
Data de abertura da agenda: pré-agendamento no site www.casamento.cartoriocolorado.com.br
Valor: Casamento em área externa (local escolhido pelos noivos) — R$ 950,70
Casamento em área interna (no cartório) —  R$ 177

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • um casal se beijando
    um casal se beijando Foto: Ed Alves/Divulgação
  • um casal casando
    um casal casando Foto: Ricardo Alexandre/ Fotografia

Tags