Cidades

Retiros são opção para quem quer curtir o carnaval sem festas

Brasilienses buscam opções para fugir dos bloquinhos e das festas e recorrem ao isolamento dos retiros espirituais

Correio Braziliense
postado em 06/02/2020 06:00
Na última edição, o Rebanhão recebeu cerca de 10 mil pessoasÉ confete pra cá, é serpentina pra lá, fantasias por toda parte: nesta época do ano, parece que, para onde quer que você olhe, o carnaval está presente. Para quem curte cair na folia, é o paraíso. Mas nem todos se interessam em passar o dia pulando nos bloquinhos ao som de marchinhas. Para quem opta pela calmaria, retiros podem ser uma boa solução. É o caso do acupunturista Filippe Ximenes Aguiar de Oliveira, 25 anos. “Nos últimos cinco anos, tenho passado o feriado de maneira mais tranquila. Quatro deles passei em retiros na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO), e um em casa.”

A decisão, segundo ele, é motivada pela vontade de descansar em meio a dias intensos de trabalho. “Acredito que é uma questão de prioridade. Geralmente, prezo mais pelo descanso e cuidado com o corpo, porque trabalhar e estudar cansa bastante”, diz. “Imagino que posso usar esse tempo de pausa para me recuperar e me dedicar às coisas que acredito”, assegura.

Neste ano, o acupunturista irá participar do retiro A Flor do Silêncio, organizado pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva. “É uma oportunidade maravilhosa. Podemos passar momentos com pessoas que estão se dedicando a compreender melhor a própria mente e corpo. Além de aprender a lidar com nossas emoções e relacionamentos”, aponta. O evento, que ocorrerá de 22 a 25 de fevereiro, e contará com 90 pessoas, está com as vagas esgotadas.

A busca pelo autoconhecimento fez com que o servidor público Valdemar Neto, 33, optasse por aproveitar o feriado sozinho, no retiro Alegria de Viver, em Alto Paraíso (GO). “Nunca fui muito chegado às tradicionais festividades do período, músicas, aglomerado de pessoas. Pra mim, pular carnaval é mais cansativo do que trabalhar”, conta. Assim, o evento vira uma oportunidade de descanso. “Vou aproveitar para descansar, me purificar, e não ficar pensando só em trabalho, que é bem estressante. É um momento para desligar totalmente a mente”, comenta.

O servidor público destaca que é também uma oportunidade de desmistificar um pouco o paradigma de que retiro espiritual é coisa de mulher. “Homens podem, e devem, fazer esse tipo de trabalho de descanso. Nós também precisamos purificar o corpo, a alma, a mente, melhorar a qualidade de vida e buscar métodos alternativos que conseguem nos conectar com o mundo espiritual”, completa Valdemar.

Fundadora do Templo da Centelha Divina, responsável pelo retiro Alegria de Viver, Michelle Ximenes diz que o local fica em frente a uma área de preservação ambiental, com rios, montanhas e animais raros.” Quando começamos, tínhamos retiros a cada dois meses e, de um ano para cá, estamos realizando retiros todos os meses devido ao sucesso. As pessoas estão se curando, se transformando, sentindo mais paz interior”, pontua.

Michelle explica que cada retiro tem um tema diferente. Há retiros para mulheres (Cura Quântica do Feminino), para gestores e empreendedores, de purificação e limpeza do plano físico, emocional e mental, entre outros. “ Nosso público-alvo são pessoas de todos os gêneros, entre 18 e 60 anos, que procuram o desenvolvimento pessoal.”

Religião

Enquanto uns pulam a folia, outros se reúnem para rezar. A auxiliar administrativa Sthéfane Leandra Costa de Sousa, 19, é uma dessas. Ela conta que irá participar da 34ª edição do Rebanhão, evento organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) e apoiado pela Arquidiocese de Brasília. “Tem quatro anos que passo o carnaval no festival. Sempre vou com o grupo jovem da minha igreja, e é sempre uma experiência diferente, incrível”, compartilha. Na última edição, o Rebanhão recebeu cerca de 10 mil pessoas.

Para Sthéfane, o último dia do feriado de carnaval, quarta-feira de cinzas, é um momento de preparação para a quaresma — período que antecede a Páscoa, data importante para os cristãos. “Por esse motivo, eu escolho passar esses na presença Dele. E é muito bom. Deus fala muito ao meu coração. É um lugar cheio de alegria, onde não preciso de outras coisas para ter essa diversão”, diz a auxiliar administrativa, que acrescenta: “Minha expectativa é sair lá cheia do Espírito Santo”.

O analista de sistemas Pedro Henrique Campos, 30 anos, também irá procurar a presença de Deus durante a festa. Ele relata que passará a data no Retiro Espiritual Pentecostal Ebenézer (Repe), a 26 km de quilômetros de Brasília, do qual participa há 10  anos. “Este período sempre passo em retiro, por questão de fé e pela possibilidade de conviver com pessoas que professam a mesma religião que a minha”, diz. “Nós, cristãos, aproveitamos o tempo para seguir a nossa cultura e vida cristã, que é comunhão entre os irmãos, pregação e ensino da palavra de Deus, música gospel. O carnaval representa isso pra mim”, analisa.

Pedro conta que, para ele, o hábito é fisicamente e espiritualmente saudável. “Prezamos apenas pelo relacionamento interpessoal, conhecer novas pessoas, aconselhamento nas rodas de conversas, transmitir experiência uns aos outros, e, no mais, participar dos cultos de louvor e adoração a Deus”, afirma. Acompanhado dos amigos que congregam na mesma igreja, Pedro diz que a expectativa para o evento está alta: “Adquiri o ingresso e estou arrumando a mala. A barraca e o colchão inflável estão preparados, só estou aguardando chegar o momento”.

Festa animal 

O engenheiro civil Thiago Araujo, 25, e a médica veterinária Amanda Karen de Freitas Machado, 24, optaram por um carnaval alternativo este ano. Por meio do aplicativo DogHero, eles farão o serviço de cuidar de cachorros enquanto os donos viajam na época festiva. “Não estamos querendo comemorar. Vamos aproveitar pra ficar com os cachorros e gerar uma renda extra”, explica Thiago.

O casal tem, até o momento, duas reservas confirmadas, mas a expectativa é de que consigam cuidar de quatro cães. “A ideia é que os donos deixem os seus bichinhos enquanto vão viajar ou curtir o carnaval pela cidade, sabendo que eles vão ser bem cuidados, vão ter espaço pra brincar, amiguinhos e comida”, comenta.

Thiago esclarece que o serviço funciona como um hotel para cachorros e o valor é pago pela diária. Ele não esconde o otimismo. “Nos dias de carnaval o clima de Brasília, geralmente, é ótimo, até com chuva. Tem coisa melhor do que ganhar dinheiro sem sair de casa e ainda ficar assistindo a séries e filmes com uma chuvinha?”, brinca.

*Estagiárias sob supervisão de Fernando Jordão

Para quem é de festa

O Governo do Distrito Federal anunciou nesta quarta-feira (5/2) o plano de atuação das forças de segurança nas festas deste ano. A Secretaria de Segurança recebeu o cadastro de 203 eventos de carnaval. Oitenta e quatro deles no Plano Piloto, que será dividido em sete áreas para facilitar a atuação dos agentes. A Polícia Militar terá um reforço de 2.500 homens, e uma Cidade Policial será montada na Torre de TV. O efetivo nas delegacias também será reforçado. Do Corpo de Bombeiros, serão 564 militares e 84 viaturas, enquanto o Detran contará com 450 agentes controlando o tráfego nos locais de festa.

Participe

Rebanhão
 
Data: 23, 24 e 25 de fevereiro
Horário: das 7h30 às 18h
Local: Arena Lounge — Estádio Nacional Mané Garricha
Informações: www.rccdf.org.br

Retiro Espiritual Pentecostal Ebenézer (Repe)
 
Data: 21 a 25 de fevereiro
Informações: (61) 3352-3231
Inscrições: ev.congressy.com/repe20

Retiro Alegria de Viver
 
Data: 21 a 26 de fevereiro
Local: Jardim Goiás, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso (GO)
Informações: (85) 98753-3003 ou contato@templocentelhadivina. com.br

A Flor do Silêncio
 
Informações: www.cebb.org.br/centros/go/alto-paraiso

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags