[FOTO1] A diretoria do Hospital Materno Infantil (HMIB) afirma que a unidade conta apenas com 25 litros de leite materno pasteurizado para atender os cerca de 42 bebês internados. De acordo com o alerta da chefe do Núcleo de Banco de Leite Humano, Ana Cláudia Villa Verde Vasconcelos de Barros, os bebês consomem uma média de seis litros por dia, o que significa que o estoque deve durar apenas mais quatro dias caso não seja reabastecido. "Se a doação não melhorar o quanto antes, corremos o risco de zerar o estoque", afirma a gestora.
A coleta do leite é domiciliar e feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF, uma vez por semana. A equipe que faz o percurso entre as casa também entregam as mamães que fazem a doação pela primeira vez, um kit de coleta contendo um gorro, máscara, além de um folheto informativo. Para agendar uma visita dos profissionais, basta ligar no número 160, opção 4.
A chefe do núcleo faz um apelo para as mães que estejam amamentando por agora, doem o leite excedente a undidade. "Pedimos a solidariedade das mães que estão amamentando. Somos referência em prematuridade, temos bebês de baixo peso ou doentes internados em leitos da Unidade Neonatal e o leite pasteurizado é um alimento que salva vida", pede.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (61)99168-6696 ou (61) 2017-1608.
Conheça os 14 passos para doar leite humano:
– Procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo da casa;
– Use potes de vidro com tampa plástica;
– Ferva os potes por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo;
– Use uma touca ou um lenço na cabeça;
– Coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca;
– Lave as mãos e os braços até os cotovelos com bastante água e sabão;
– Lave as mamas apenas com água;
– Seque as mamas e as mãos com um pano limpo;
– Massageie os seios com a ponta dos dedos, com movimentos circulares, e inicie a coleta diretamente no pote;
– Encha o pote até faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado;
– Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez;
– Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote;
– O leite pode ficar até dez dias no congelador ou no freezer.
*Com informações Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.