Cidades

Chuva dá um nó no trânsito e brasiliense enfrenta engarrafamento no DF

As principais vias de acesso ao Plano Piloto, como a EPNB, EPTG, Estrutural e as BRs 070 e 040 ficaram congestionadas

Correio Braziliense
postado em 07/02/2020 11:04
Por volta das 11h, a via Estrutural e as marginais estavam completamente paradas, cena incomum nesse horárioOs brasilienses enfrentaram grandes engarrafamentos na manhã desta sexta-feira (07/02), com acidentes em quase todas as vias do Distrito Federal. A chuva intensa deixou as pistas escorregadias e muitos motoristas desatentos acabaram colidindo carros e motos, complicando ainda mais o trânsito.  
 
Na EPTG, a pista mais movimentada de Brasília, o engarrafamento começou cedo. De Taguatinga ao Plano Piloto, os motoristas precisaram de muita paciência para enfrentar a lentidão no trânsito. Foi um contraste com os últimos dias, quando o trajeto podia ser feito em, no máximo, 20 minutos. 

Também na Estrutural e na EPNB a velocidade das vias foi muito baixa, atrapalhando a vida de muitas pessoas, que chegaram atrasadas ao trabalho. Às 11h, tanto a Estrutural quanto as vias marginais, estavam paradas. Na altura do SIA, um caminhão da Novacap retirava um tanque de limpeza da passarela, fechando uma das faixas. Apesar disso, nenhum agente de trânsito do DER, Detran ou PM orientava os motoristas.  
 
A imprudência dos motoristas contribuiu para os engarrafamentos. Muitos estavam com o celular na mão, digitando mensagens ou gravando áudios. Esse tipo de imprudência já a responsável pela maior parte dos acidentes nas vias do país.

Os motoristas que saíram do Entorno Sul com destino ao Plano Piloto enfrentaram um longo congestionamento na BR-040, desde Valparaíso (GO) até a Candangolândia. Apesar do engarrafamento, não houve registro de acidente na pista até a atualização desta matéria. Os usuários do transporte público demoraram, em média, 1h20 a mais para concluir o trajeto, se comparado com outros dias.

A cena se repetiu na BR-070. A diarista Luisa Maria Beltrão, 34 anos, moradora de Águas Lindas (GO), pegou um trânsito incomum para chegar ao trabalho. "Cheguei duas horas atrasada! O pior é que nem vimos (passageiros do ônibus) acidente que explicasse a demora", comentou. 
 
A técnica em enfermagem Gilmara Teles, 49, mora no Paranoá, e, geralmente, demora 20 minutos para chegar ao trabalho, na Esplanada dos Ministérios. Hoje, a viagem quase dobrou, foram 35 minutos no trânsito. "Aqui não pode chover que para tudo. Se bem que, independente de chuva, o trânsito não tem estado bom. Mas hoje passou dos limites", disse.

Os motoristas de aplicativo também sofreram com o trânsito intenso da manhã. Morador de Águas Claras, Enielson Alves, 42, teve menos corridas hoje. "Está tudo parado. Até que a quantidade de corridas está boa, como nos outros dias, mas a gente fica parado muito tempo e acaba perdendo dinheiro assim", conta. Geralmente, quando sai de casa para ir ao Plano Piloto, ele gasta 30 minutos. Hoje, foi 1 hora.

Além da chuva, acidentes de trânsito nas rodovias do DF fizeram a servidora pública Marizete Furtado, 46, chegar atrasada no trabalho, no Ministério da Justiça. Ela mora em Taguatinga e  vem pela Via Estrutural. "Vim de carro hoje e demorei uma hora pra chegar. Quando em dias comuns gasto 30 minutos. Meu receio agora é a volta pra casa. Com certeza, vai estar mais puxado ainda. Sexta-feira é um dia que todo mundo tira o carro de casa. Com chuva ainda, tudo piora", destaca. 
 
Na W3 sul, altura do Pátio Brasil, o trânsito ficou comprometido devido a um semáforo desligado por falta de energia. Equipe do Detran já está no local. Os carros que passam pelo trecho precisam reduzir a velocidade para 5km/h. Para fugir dessa rota, o motorista pode pegar o Eixão, os eixinhos ou o Parque da Cidade. 
 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags