Cidades

''Esperamos que a verdade apareça logo'', diz funcionária do CEF 410 Norte

Equipe pedagógica fez reunião preparatória para o início das aulas nesta sexta-feira (7/2). Segundo presentes, a morte do professor Odailton Silva não foi tema do encontro

Correio Braziliense
postado em 07/02/2020 12:41
Entrada no CEF 410 Norte: retorno às aulas é desafio para a equipe em meio à comoção causada pela morte suspeita de ex-diretorA equipe do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 da Asa Norte tem o desafio de iniciar o ano letivo, na próxima semana, e ao mesmo tempo lidar com a comoção gerada pela morte do ex-diretor do colégio Odailton Charles de Albuquerque Silva, 50 anos. 

A situação se complica porque a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) não descarta a participação de funcionários da escola na morte, cuja causa foi envenenamento. Nesta sexta-feira (7/2), os investigadores afirmaram que apuram a relação do óbito com suposta corrupção no colégio. Um esquema de rachadinha foi mencionado por Odailton em um .

A orientação dada aos professores e demais profissionais é de manterem silêncio sobre o caso, mas em condição de anonimato, alguns contaram ao Correio como está o clima no colégio. "Essa é uma situação muito difícil e temos que lidar com ela com toda a comunidade escolar, que inclui pais e alunos", diz um dos trabalhadores. "Esperamos que a verdade, independentemente de qual seja, apareça logo", comenta outra funcionária.


Reunião e orações

Também nesta sexta-feira, pela manhã, educadores fizeram uma reunião com a participação de membros do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) e da Secretaria de Educação. 

Procurado pela reportagem, o Sinpro garantiu que a morte do professor não seria tema do encontro. "A pauta (da reunião) é pedagógica. O caso do professor está em investigação na Polícia Civil", disse o diretor da entidade, Samuel Fernandes. Desde a morte de Charles, a Secretaria de Educação ressalta que apenas vai se pronunciar sobre o caso após a finalização do inquérito.

Um terceiro funcionário confirmou que o teor da investigação da Polícia Civil não entrou na pauta da reunião. E, segundo uma das participantes, além de discutir vários temas, o grupo realizou orações durante o encontro. 

Morte por envenenamento

Análise de peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) confirmou que a morte de Charles ocorreu por envenenamento. Essa, agora, se consolida como a principal linha de investigação da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).

Um exame preliminar do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) indicou a presença de um tipo de organofosforado, substância presente em inseticidas, agrotóxicos e em veneno de rato, conhecido como chumbinho. 

Charles morreu nessa terça-feira (4/2). Ele passou mal na quinta-feira (30/2) da semana passada, após beber um suco de uva oferecido por uma colega de trabalho. Troca de mensagens entre o professor e amigos mostram que ele disse que suspeitava que teria sido envenenado por uma funcionária da escola.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags