Cidades

CEB vai abrir comportas da barragem do Paranoá para controlar nível de água

Companhia pede que a população fique atenta ao aumento repentino do nível de água no rio Paranoá

Correio Braziliense
postado em 07/02/2020 18:40

As chuvas abundantes dos dois primeiros meses do ano fizeram necessário o controle de vazãoPor questões de segurança, a Companhia Energética de Brasília (CEB) vai abrir as comportas da barragem do Paranoá para diminuir o nível de água nos reservatórios. Na manhã desta sexta-feira (7/2), a cota alcançou a marca de 1000,42. A população deve ficar atenta ao risco de mudanças repentinas no volume do Rio Paranoá e evitar circular em suas margens ou praticar pesca e banho no local no sábado.

 

Com a previsão de chuva para o fim de semana, espera-se um aumento de 12cm/dia na cota do lago, a equipe sinalizou o possível alcance de 1000,60 metros para a tarde de sábado (8/7) – sendo necessária a abertura de comporta, conforme procedimento operacional de controle de vazão.

 

O monitoramento do nível do lago é uma atribuição da CEB Geração. O controle do nível de água deste ano contrasta com o de 2018, quando o Distrito Federal atravessou uma séria crise hídrica, que ocasionou racionamento de água. Desde então, os períodos de chuvas abundantes aumentaram o nível dos reservatórios. Por isso, e pelo segundo ano consecutivo, a empresa abrirá as comportas da barragem do Paranoá, com a finalidade de controlar o volume de água represado, atendendo aos protocolos de segurança.

 

“Os meses de janeiro e fevereiro são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da barragem”, explica o diretor-geral da CEB Geração, Eduardo Roriz. “Essa ação é necessária para que os níveis permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, completa ele.

 

Deste modo, nesta manhã (7), a CEB notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e demais órgãos competentes para mobilização na execução do procedimento, pois haverá necessidade de sobrevoo de helicóptero antes da abertura das comportas.

 

“O alerta tem a finalidade de avisar a população para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio Paranoá”, informa a diretora técnica Priscila Paris. “Essa é uma medida de segurança para preservar vidas. Pedimos para que se evite circular às margens  do rio Paranoá, o que inclui a prática de pesca e banho no local”, reforça ela.

 

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags