Correio Braziliense
postado em 08/02/2020 11:02
Artistas candangos, música e artesanato são os principais elementos da Rota do Artesanato de Brasília. A primeira edição do evento em Ceilândia acontece neste sábado (8/2), a partir das 10h, na Praça do Cidadão. Haverá exposição de 40 artesãos, que comercializarão suas obras para estimular a economia local e serviços regionais associados ao turismo. A cidade foi escolhida por concentrar o maior número de artesões do DF, segundo o presidente da Associação dos Artesãos do Distrito Federal e Entorno, Hebert Amorim.
A primeira edição da Rota do Artesanato de Brasília em Ceilândia é resultado de uma reivindicação antiga dos artistas. "Essa nova rota é uma solicitação dos artesãos há muito tempo. As feiras anteriores eram realizadas no Plano Piloto e nós queríamos uma oportunidade de expor nosso trabalho próximo de nossas residências", ressalta Hebert. Artista desde os oito anos de idade, o artesão ressalta a importância da realização do evento em outras regiões administrativas. "Além de divulgar as produções locais aos moradores, os trabalhadores estarão mais próximos de suas moradias", diz.
A florista brasiliense Verônica Brilhante, 39 anos, está feliz por expor em onde mora. "Estou muito grata a Deus por essa oportunidade. Ceilândia tem crescido muito e levar nosso artesanato a população é uma honra”, conta. O cearense Alex Teobaldo, 30, também se sente honrado com a participação na rota. O artista veio para capital há três anos em busca de uma vida melhor e é um dos precursores de artigos feitos a partir da palha carnauba em Brasília. "O nosso trabalho é valorizado pela oportunidade de mostrar nossas obras ao público. Me sinto privilegiado, porque minha arte é reconhecida", destaca.
A secretária do Turismo, Vanessa Mendonça, ressalta a relevância dessa realização para os artesãos e a sociedade. "Os eventos da Rota do Artesanato são importantes para conectar os artesãos das regiões administrativas com a comunidade, e despertar o sentimento de pertencimento entre as pessoas", diz.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Bernardes.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.